ARTICLE AD BOX
Já abriu as portas o Transgender Health Institute (THI) powered by Instituto Português da Face, uma nova clínica dedicada exclusivamente à comunidade transexual e focada no “acompanhamento da pessoa trans nas suas mais diversas áreas e fases do processo de afirmação de género”.
Inaugurado com o objectivo de “colmatar uma lacuna existente no actual panorama nacional”, o THI pretender “dar resposta médica às necessidades das pessoas trans, num ambiente acolhedor, inclusivo e respeitoso”. Com uma equipa multidisciplinar e uma oferta que abrange desde consultas de rotina até tratamentos especializados, o novo centro é composto por diversos departamentos, nomeadamente: cirurgia corporal, cirurgia fácil, redesignação genital, cirurgia da voz, psicologia e sexologia, endocrinologia, medicina estética facial, medicina capilar e medicina dentária.
«O THI é um projecto inovador e representa um passo histórico para a saúde trans no nosso País. Até agora, o acesso a cuidados afirmativos estava muitas vezes disperso, com longas listas de espera no SNS e falta de profissionais com conhecimentos e preparação específica para o atendimento inclusivo e seguro. O THI pretende ser um espaço seguro, especializado e digno, onde as pessoas trans são vistas e acolhidas na sua totalidade, sem estigma nem patologização», afirma a psicóloga e sexóloga clínica Sara Malcato, coordenadora do THI.
Além de promover cuidados de saúde, a nova clínica, que fica localizada em Lisboa, pretende desafiar estigmas, promover a educação e contribuir para a valência dos direitos da comunidade trans. “Para que, no futuro, todas as pessoas, independentemente da sua identidade ou expressão de género, tenham acesso igualitário a serviços de saúde de qualidade, sem discriminação e sem obstáculos”, refere o THI em comunicado.

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/h/z/pMj0hZQRi4OTyyfMU1lg/canva-2025-11-27t092052.655.png)

