ARTICLE AD BOX
Confira o resumo de algumas das principais notícias do g1 Espírito Santo na semana de 22 a 28 de maio.
Placas de gelo em cachoeira
Cachoeira congelou no Parque Nacional do Caparaó
O frio congelou as águas no Parque Nacional do Caparaó, na divisa entre o Espírito Santo e Minas Gerais. Vídeos mostram uma cachoeira com placas de gelo. As imagens foram registradas por um grupo de amigos que seguia por uma trilha no Pico da Bandeira, a 2.400 metros de altitude, próximo ao acampamento Casa Queimada.
Água de cachoeira congelou no Parque Nacional do Caparaó — Foto: Arquivo pessoal
Ataque a tiros
Dois homens foram baleados em Vila Velha
Um ajudante de pedreiro de 26 anos e um adolescente de 17 foram baleados no bairro Vale Encantado, em Vila Velha. De acordo com o ajudante de pedreiro, que preferiu não ser identificado, ele e o amigo estavam andando de bicicleta pelo bairro. Eles decidiram parar para comprar cigarro em um bar e quando voltaram para a rua foram surpreendidos pelo atirador já com a arma em punho, na Rua São Cristóvão. O homem de 26 anos levou um tiro de raspão na cabeça, enquanto o mais jovem foi atingido no ombro.
Esfaqueada mais de 20 vezes pelo ex
Mulher foi esfaqueada mais de 20 vezes pelo ex-marido enquanto saía de igreja
Uma mulher de 36 anos foi internada em estado grave após ter sido esfaqueada pelo ex-marido, um homem de 44, enquanto saía da igreja, no bairro Soteco, em Viana. De acordo com o boletim da Polícia Militar, a vítima foi golpeada com 21 facadas, sendo cinco no peito, seis na barriga e 10 na região das costas.
Crianças obrigadas a trabalhar
Crianças foram encontradas em situação análoga à escravidão no Espírito Santo
Três crianças que estavam desaparecidas no Espírito Santo foram encontradas sendo obrigadas a trabalhar. As crianças estavam em situação análoga à escravidão, de acordo com o secretário de Segurança do município, Anderson Gouveia. A primeira criança foi encontrada dentro de um bar de Marataízes, na companhia de uma mulher. Um dia depois, as outras duas crianças foram resgatadas de uma casa onde eram mantidas em cárcere privado, em Piúma, ainda de acordo com Anderson Gouveia, por uma outra mulher.
Assassinada para não testemunhar em júri
Mulher trans foi assassinada para não depor em júri, diz Polícia Civil
Quatro suspeitos de envolvimento na morte de uma mulher transexual foram presos durante uma operação. Segundo o chefe da 9ª Delegacia Regional de Itapemirim, delegado Djalma Pereira Lemos, a vítima, Anna Maria Max de Souza, de 28 anos, foi alvo de vários tiros na madrugada do dia 2, no bairro Maraguá, em Itapemirim. Ela foi encontrada abandonada e sem documentos de identificação. Os suspeitos foram presos em Anchieta, Marataízes e Araruama. Ainda de acordo com o delegado, a mulher foi atraída de Anchieta, na mesma região, e levada para Itapemirim, onde foi executada e abandonada. "A vítima seria testemunha de acusação, em um júri que seria realizado no dia 4 de maio, a respeito de um homicídio de 2018, que ocorreu na Ilha do Gambá, em Piúma. No dia do crime, o parceiro dela foi executado com um tiro na nuca enquanto eles estavam tendo relação sexual. Na época, ela conseguiu escapar dos tiros e reconheceu os suspeitos. Ela foi morta para que não testemunhasse nesse processo", explicou o delegado.
Ex incendeia casa
Mulher teve casa incendiada na Serra por ex que não aceitava o fim do relacionamento
Um incêndio na Serra deixou casa, móveis e eletrodomésticos completamente destruídos. No local moravam uma mulher e três filhos, duas crianças de oito e 10 anos e um adolescente de 15. Apesar das chamas, ninguém ficou ferido. De acordo com a proprietária da casa, a autônoma Samira Tereza Barbosa, quem ocasionou o incêndio foi o ex-namorado dela, que não aceita o fim do relacionamento.
População LGBTQIA+
Mãe pintou a casa nas cores da bandeira LGBTQIA+ em homenagem ao filho no ES — Foto: Acervo pessoal
No Espírito Santo, 42,7 mil pessoas se declaram homossexuais ou bissexuais. O número corresponde a 1,4% da população adulta do estado. Em Vitória, são 7 mil pessoas que se declaram gays, lésbicas ou bissexuais, o que representa 2,4% da população adulta da capital capixaba. No ES, 97,4% se declararam heterossexuais. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS): Orientação sexual autoidentificada da população adulta, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a primeira vez que esse dado foi coletado entre a população brasileira.
Atenção com a varíola dos macacos
Subsecretário estadual de Vigilância em Saúde do ES falou sobre varíola dos macacos
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Espírito Santo enviou uma recomendação para que os serviços de saúde fiquem atentos ao surgimento de casos suspeitos da varíola dos macacos no estado. A informação foi dada pelo subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin. "Estamos emitindo um alerta hoje [quarta] na Secretaria Estadual de Saúde para todos os serviços de saúde do Espírito Santo para que, na hipótese de alguém com sintomas dessa doença, ela possa receber adequadamente, fazer o isolamento e as tratativas para definir o diagnóstico, se de fato trata-se da varíola do macaco ou de outra doença", disse Reblin. O subsecretário reforçou que até o momento não existem casos suspeitos da varíola dos macacos no Brasil e recomendou "tranquilidade".
Igreja faz rifa de arma
Igreja evangélica sorteia espingarda calibre 12 para reformar templo
Uma igreja evangélica da Serra está sorteando entre seus fiéis uma espingarda calibre 12. A Igreja Povo da Cruz está vendendo 250 bilhetes de uma rifa, por R$ 100 cada um, para conseguir recursos para uma reforma do espaço kids do templo. O anúncio do sorteio foi publicado nas redes sociais pela igreja. A arma foi doada por um membro da igreja.
Igreja evangélica está sorteando espingarda calibre 12 para reformar templo — Foto: Reprodução/Rede social
Operação contra venda ilegal de armas
Comércio ilegal de armas e munição no ES: entenda esquema investigado em operação
A Operação Silhueta foi realizada pela força-tarefa de segurança pública do Espírito Santo com o objetivo de encontrar mais provas e prender pessoas investigadas por participar de um esquema fraudulento de venda de munição e de armas. Um empresário foi preso.
Superlotação nos presídios
Casa de Custódia de Vila Velha — Foto: Reprodução/TV Gazeta
O Espírito Santo tem nove mil detentos em excesso nas unidades prisionais capixabas, de acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Ao todo, são 23 mil presos para 13.800 vagas disponíveis. Números que escancaram um problema latente no estado: a superlotação da população carcerária. De acordo com a Sejus, há unidades no ES que chegam a ter o dobro de detentos em relação às vagas disponíveis.
Orgulho de rifa de arma
Pastor de igreja do ES falou sobre sorteio de espingarda calibre 12
O pastor Dinho Souza, da igreja evangélica Povo da Cruz, da Serra, que está sorteando entre seus fiéis uma espingarda calibre 12, falou sobre o caso em um vídeo publicado em uma rede social. A igreja está vendendo 250 bilhetes de uma rifa, por R$ 100 cada um, para conseguir recursos para investir, de acordo com o pastor, no Ministério Infantil. "Estamos muito orgulhosos disso porque nossa igreja está se mudando para um novo local e nós comunicamos aos amigos para que eles pudessem nos ajudar com algum tipo de oferta ou alguma coisa que eles tivessem que pudéssemos vender", disse o pastor em parte do vídeo. A igreja foi notificada pelo Exército, que pediu esclarecimentos sobre a rifa.
Apreensão recorde de maconha
PRF apreendeu mais de 3 toneladas de maconha em caminhão na BR-101
Uma apreensão de mais de 3 toneladas de maconha, encontradas em um caminhão, na BR-101, em Cachoeiro de Itapemirim, na Região Sul, é a maior já feita no Espírito Santo pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A droga estava no meio de uma carga de alimentos para cavalo e foi encontrada por um cão farejador depois que o nervosismo no comportamento do motorista chamou atenção dos policiais.
Agarradas no meio da rua por estranhos que saíram de carro
Vídeo flagrou jovem e adolescente sendo agarradas por suspeitos que saíram de carro no ES
Um vídeo de câmeras de segurança flagrou o momento que uma jovem designer de 19 anos e uma adolescente de 15 anos foram atacadas enquanto caminhavam na rua por dois homens, que saíram de um carro, e tentaram agarrá-las, no bairro Arlindo Villaschi, em Viana, na Grande Vitória. A jovem de 19 anos contou que ela e a cunhada tinham acabado de sair de casa quando tudo aconteceu, e não conheciam os suspeitos.