Proposta sobre identidade de gênero ganhará apoio em ato na Câmara - Metrópoles

3 years ago 1343
ARTICLE AD BOX

O projeto de lei que garante o direito à autodeterminação da identidade de gênero e à proteção das características sexuais de cada pessoa será lançado na quinta-feira (18/11), durante ato virtual da Câmara dos Deputados.

A proposta é da deputada federal Erika Kokay (PT-DF) e foi intitulado de Lei João W. Nery, homenagem ao primeiro homem transexual a passar por cirurgia de redesignação no Brasil, em 1977. Ele morreu aos 68 anos, em outubro de 2018, vítima de um câncer.

O lançamento do projeto vai contar com a presença de Sheila Salewski, viúva de João Nery, além de parlamentares, ativistas e personalidades do universo LGBTQIA+. O evento está marcado para 18h.

Erika KokayErika Kokay 2

Deputada Erika Kokay é autora da propostaMaryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

joao-w-nery-©-Raphaela-Comisso

Texto recebeu nome de João W. Nery, o primeiro homem transexual a realizar cirurgia de redesignação no paísRaphaela Comisso/Divulgação

Brasília (DF), 24/06/2019. David Miranda e Fábio Felix do PSOL são entrevistados no Metrópoles

Daivd Miranda deve estar presente no lançamentoFoto: Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles

 SAÚDE MENTAL LGBT914842-bandeira_lgbt0502

Ativistas e militantes da causa também devem participarAgência Brasil

Reconhecimento

“O PL expressa muitos anos de luta de transexuais, travestis e intersexuais no Brasil e no mundo em prol do reconhecimento de que têm o direito de ser quem são, da sua identidade de gênero”, afirmou Kokay.

“A exemplo de países como Dinamarca, Malta, Suécia, Irlanda, Noruega e Portugal, chega o momento de o Brasil garantir o direito à autodeterminação de identidade das pessoas transgênero sem a tutela de uma terceira parte e sem um diagnóstico de perturbação de identidade”, finalizou.

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.