Luana Piovani usa informação errada para opinar sobre atletas trans

3 weeks ago 50
ARTICLE AD BOX

Continua após publicidade

Luana Piovani opinião atleta trans

 (Reprodução/Instagram)

Continua após publicidade

Envolta em grandes discussões por suas opiniões, Luana Piovani voltou a ser assunto nas redes sociais nesta segunda (17/06) ao afirmar que é contra atletas trans competirem com mulheres cisgênero. Além de emitir a sua opinião sem justificar o que leva a sua análise, Luana fez o comentário em cima de uma reportagem que tem uma informação errada.

Segundo a postagem nas redes sociais da Jovem Pan Esportes, compartilhada por Piovani, Lia Thomas, nadadora transgênero norte-americana, estaria fora da Olimpíada de Paris após perder um processo contra a Federação Internacional de Esportes Aquáticos. Contudo Lia não nada desde 2022 em qualquer categoria e não tem índice para participar da seletiva olímpica dos Estados Unidos.

Luana Piovani fala sobre atletas trans (Reprodução/Instagram)

De fato a atleta trans recorreu na Corte Arbitral do Esporte contra uma regra da World Aquatics que proíbe mulheres trans de competirem em alto nível. Mas quando entrou com o processo não estava federada nos Estados Unidos e por isso, mesmo que a decisão fosse a favor de seu questionamento, não estaria apta para competir nos Jogos Olímpicos de Paris.

Por fim, o mérito do processo nem chegou a ser julgado, já que uma burocracia impediu a avaliação do mesmo. Com o arquivamento do processo segue a regra que proíbe a participação de qualquer nadadora trans em Jogos Olímpicos, já que o Comitê Olímpico Internacional decidiu que cada federação esportiva é responsável por criar as regras sobre o tema.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.

Leia o artigo inteiro