ARTICLE AD BOX
Lilly Wachowski encontra-se a produzir uma curta-metragem de ficção científica com um elenco composto totalmente por mulheres transgénero.
A correalizadora de “Matrix” é produtora executiva de um filme de 18 minutos intitulado “Dolls” e que marca a estreia da realizadora trans Geena Rocero.
O elenco inclui nomes como os de Yên Sen, Arewà Basit, Macy Rodman e Vas Eli, bem como a própria realizadora.
“Dolls” é uma versão trans do romance satírico “Mulheres Perfeitas”, de 1972, da autoria de Ira Levin. Aqui, a história gira em torno de Yan, uma detetive privada que se infiltra num grupo que faz workshops de encontros para mulheres transgénero para encontrar uma rapariga desaparecida.
Gene, a líder do grupo, é suspeita de ser, na verdade, líder de uma seita, embora os seus motivos se escondam sob a falsa capa de ajudar as pessoas a ultrapassar os seus problemas românticos.
Geena Rocero, modelo, ativista e escritora, admite a sua admiração por Claire Denis, Lucrecia Martel e Park Chan-wook como base da inspiração para começar a filmar. A banda sonora do filme é composta por Susie Ibarra e o guião é da autoria de Rocero.
Doll refere-se, no inglês, ao termo que descreve uma mulher transgénero ou trans feminina não binária, mas ao mesmo tempo é um termo carinhoso.
Lilly Wachowski, relembre-se, é cofundadora da Anarchists United Foundation, uma organização que luta pela igualdade na indústria do cinema e da televisão e que anunciou recentemente os nomes de quem vai receber as suas bolsas. Num total de 60,000 dólares, estas bolsas têm por objetivo apoiar realizadores em início de carreira.