ARTICLE AD BOX
O governo de Lajeado, por meio da Secretaria de Saúde, cria o Ambulatório Identidade, um espaço destinado para atendimento de pessoas transgênero. O atendimento do ambulatório será oferecido nas quintas-feiras, das 7h30 às 11h30 na Unidade Especializada de Saúde (UES), localizada na rua Pinheiro Machado, 640 (esquina com a Rua João Abott), bairro Centro. Os atendimentos no novo espaço iniciam na quinta-feira, 5.
A iniciativa do Ambulatório Identidade, conforme a secretária de Saúde, Giovanna Linhares, surgiu a partir de uma demanda da população com desejo de realizar transição de gênero no município, que busca no sistema público um atendimento de saúde adequado, seguro e acolhedor.
“Com essa demanda, estruturamos um fluxo próprio de atendimento para essa população, dentro de um programa específico e com espaço dedicado. O acompanhamento médico com foco em hormonização era oferecido na Unidade de Saúde do bairro Moinhos, mas de forma limitada. A implementação do novo serviço representa um avanço importante na garantia dos direitos à saúde integral desta população no município, explica Giovanna.
No novo espaço será oferecido atendimento médico especializado para pessoas com desejo de realizar transição de gênero, com foco no acompanhamento da hormonização, realização de exames necessários, prescrição e monitoramento da terapia hormonal, além de orientações clínicas gerais.
O serviço contará com o apoio da equipe multidisciplinar de saúde que atua na UES, a qual inclui médico clínico especializado, profissionais da psicologia, enfermagem e farmácia, conforme as necessidades individuais de cada usuário. Todos os profissionais do novo serviço possuem tratamento de escuta qualificada e acolhimento da população LGBTQIAPN+.
Conforme a enfermeira responsável pela UES, Cândida De Paoli, o ambulatório contará com integração à rede de serviços do SUS oferecidos pela Secretaria da Saúde, com possibilidade de acesso a assistente social, psiquiatra e demais profissionais e serviços especializados, de acordo com a necessidade de cada caso.
O serviço é gratuito e destinado a moradores de Lajeado que tenham o cadastro atualizado e válido no sistema municipal de saúde, independentemente da unidade de saúde de referência. O agendamento de consulta pode ser feito no local ou pelo telefone (51) 3982-1131.
UES
Desde abril de 2024, a Unidade Especializada de Saúde (UES), antigo Serviço de Assistência Especializada (SAE) em Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), atende em uma casa localizada na Rua Pinheiro Machado, 640 (esquina com a Rua João Abott), bairro Centro.
O antigo prédio ficava na Rua Alberto Torres, 560, e foi atingido em diversas cheias, razão pela qual foi decidido pela mudança para um espaço não alagável.
O serviço existe desde 1999 e é referência para acompanhamento e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Tuberculose, Hepatites Virais, entre outras doenças infectocontagiosas. No local, são realizados testes rápidos para Hepatites B e C, HIV e Sífilis, para a população em geral, gestantes e seus parceiros, e é feito o fornecimento e a distribuição de preservativos no município de Lajeado. O serviço realiza também o acompanhamento de portadores do vírus HIV e doentes de Aids, disponibilizando consultas, atendimento especializado, medicamentos e exames a estes pacientes.