Karla Sofia Gascón é a primeira mulher trans a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz

8 months ago 256
ARTICLE AD BOX

Karla Sofia Gascón foi indicada ao Oscar 2025 na categoria Melhor Atriz. E, antes mesmo de ter a chance de levar o prêmio para casa, a protagonista de Emilia Pérez já fez história. Com a conquista, ela se torna a primeira mulher abertamente transgênero a ser indicada a esta categoria.

Gascón concorre ao lado de Fernanda Torres, por Ainda Estou Aqui, Demi Moore, por A Substância, Mikey Madison, por Anora e Cynthia Erivo, por Wicked.

A artista já havia realizado um feito histórico essa temporada ao se tornar a primeira mulher trans a vencer prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes, ao lado de elenco de Emília Pérez.

Em seu discurso, reconheceu: "Este prêmio vai também para todas as pessoas trans, que sofrem todos os dias. Amanhã coisas horríveis de sempre vão ser ditas, mas, assim como Emília Pérez, é possível sempre se tornar uma pessoa melhor, Melhorem, cabrones!".

Quem é Karla Sofia Gascón, primeira trans indicada ao Oscar de Melhor Atriz

Karla Sofia Gascón é uma mulher trans que nasceu em Alcobendas, próximo à Madri, na Espanha, e, aos 19 anos, quando ainda não se entendia como uma pessoa transsexual, conheceu Marisa, com quem iria ter uma filha anos depois.

A artista conseguiu realizar o processo de mudança de sexo e identidade em 2018, depois de uma dolorosa luta para obter seus direitos, mesmo a Espanha sendo um dos países mais liberais quanto a esse assunto.

Gascón estudou interpretação na Escola de Cinematografia de Madri (Ecam) e deu início à sua bem-sucedida carreira no fim dos anos 80, com um papel na revista musical em Madri El áquila de fuego.

Ela ainda participou das séries El súper e El pasado es mañana. Em 2009, se mudou para o México e estrelou a novela Corazón salvaje. Em 2013, protagonizou o filme Nosotros los nobles, de grande sucesso de bilheteria.

Mais tarde, veio revelar seu gênero ao mundo e lançou seu romance confessional Karsia. Em 2024, estrelou Emilia Pérez, longa que conquistou x indicações ao Oscar 2025. Caso ganhe como Melhor Atriz, essa também será a primeira vez que uma mulher transgênero leva para casa uma estatueta dourada nessa categoria.

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.