ARTICLE AD BOX
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) pediu medidas cautelares para a vereadora de Niterói (RJ) Benny Briolly (PSOL). A recomendação foi expedida pela Comissão na segunda-feira (11).
Segundo a defesa, Briolly é ameaçada por se identificar como mulher travesti negra, e também pelo trabalho como defensora dos direitos humanos.
O Estado brasileiro informou à CIDH que a vereadora foi incluída no Programa de Proteção a Defensores de Direitos Humanos, e que Benny tem medidas de proteção por meio das polícias Civil e Militar fluminense.
Além disso, foi comunicado que a Justiça Federal do Rio de Janeiro deu ordem para que fosse disponibilizada escolta policial à vereadora e outras medidas de segurança.
Benny Briolly (Psol) recebeu ameaças de morte e ataques de ódio em suas redes sociais, no ano de 2020. Após uma postagem de vídeo com apoio da deputada federal Talíria Petrone (Psol), membros do grupo de Facebook "Niterói quer ter prefeito" começaram a realizar uma série de ataques.
Um usuário chegou a afirmar para a candidata ter cuidado: "Ronnie Lessa já está de olhos em vocês. Cuidado com a metralhadora de excluir maconheiros", em referência ao miliciano acusado de participar do assassinato da então vereadora Marielle Franco, morta em 2018 no centro do Rio.
Benny Briolly já havia relatado anteriormente agressões verbais e intimidações, em frente ao Shopping Icaraí, na Zona Sul.
Quem é Benny Briolly
Benny Briolly é a primeira vereadora transexual a assumir um mandato na Câmara Municipal de Niterói. Com 4.458 votos, a candidata foi a quinta mais bem votada para ocupar uma vaga na Casa Legislativa.
Nascida e criada em Niterói, Benny morou até os 20 anos no Fonseca, bairro da Zona Norte da cidade. Sua trajetória na política partidária começou em 2013, ano em que entrou para o Partido Socialismo e Liberdade (Psol).
Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.
Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias.
Curta nossa página no Facebook é só clicar no botão