ARTICLE AD BOX
A Colorado do Brás, segunda a desfilar já na madrugada deste sábado (23), exaltou a escritora Carolina Maria de Jesus em um ato contra o preconceito e com uma rainha de bateria transexual.
Camila Prins estreou sua majestade à frente dos tamborins sob o enredo "Carolina – A Cinderela Negra do Canindé" que cantou a história da ex-catadora de papelão e autora do best seller "Quarto de despejo: diário de uma favelada" (1960).
- A escola usou mais de duas toneladas de papelão nos carros abre-alas e na carruagem que representa a favela do Canindé, onde a catadora viveu e foi "descoberta" pelo jornalista Audálio Dantas.
- A filha da escritora, Vera Eunice, participou do desfile ao lado do presidente Antônio Carlos Borges e do carnavalesco André Machado.
- Na comissão de frente, a Colorado trouxe um embate entre a "elite literária" e a "ralé". Carolina passou a vida na favela e enfrentou o preconceito de escritores após a publicação do seu diário.
A rainha de bateria LGBTQIA+ Camila Prins estreou no posto na escola de samba Colorado do Brás em foto de 23 de abril de 2022 — Foto: Fabio Tito/g1
Ao longo do desfile, a Colorado passou por diversos momentos da vida de Carolina de Jesus, uma das primeiras escritoras negras do Brasil e das mais importantes do país.
Comissão de frente da Colorado do Brás trouxe 'ralé' para a avenida em foto de 23 de abril de 2022 — Foto: Fabio Tito/g1
Carolina de Jesus era ela mesma uma apaixonada pelo carnaval e confeccionava suas próprias fantasias à mão - o que veio representado no último carro do desfile.
A bateria de 200 componentes, destes 70 são mulheres, fez homenagem especial a Carolina de Jesus com apagões cadenciados e com bossas no ritmo de uma de suas composições.
Colorado do Brás: Ala 'A doméstica escritora' é homenagem à Carolina Maria de Jesus
Rainha de bateria do Colorado do Brás, Maísa Magalhães desfila no Anhembi nesta sexta-feira (22). — Foto: Marcelo Brandt/g1
Casal de mestre-sala e porta-bandeira da Colorado do Brás em foto de 23 de abril de 2022 — Foto: Fabio Tito/g1
A fome representada em carro alegórico da Colorado do Brás em foto de 24 de abril de 2022 — Foto: Fabio Tito/g1
Comissão de frente da Colorado do Brás fala sobre elite literária
Foliões na avenida em desfile da Colorado do Brás em 23 de abril de 2022 — Foto: Fabio Tito/g1
Desfile da Colorado do Brás em 23 de abril de 2022 — Foto: Fabio Tito/g1
Muso da Colorado do Brás, Israel Cassol desfila no Anhembi nesta sexta-feira (22). — Foto: Marcelo Brandt/g1
Musa do Colorado do Brás, Luana Sandien desfila no Anhembi na sexta-feira (22). — Foto: Marcelo Brandt/g1
Colorado do Brás desfila no sambódromo do Anhembi, em São Paulo — Foto: Marcelo Brandt/g1
Colorado do Brás desfila no sambódromo do Anhembi, em São Paulo — Foto: Marcelo Brandt/g1
Desfile da Colorado do Brás em 23 de abril de 2022 — Foto: Fabio Tito/g1