Coletivo Toda Deseo propõe diálogo entre teatro e outras artes com apresentações híbridas - Rádio Itatiaia

3 years ago 1067
ARTICLE AD BOX
Iago Viana/Divulgação Foto: Iago Viana/Divulgação

O coletivo teatral Toda Deseo propõe um momento de imersão e convida pesquisadores e artistas para conversas guiadas por temáticas que atravessam a pesquisa artística do grupo, dedicado à criação de espetáculos e performances a partir das questões LGBTQIA+, na Semana Chá das Primas, de 25 a 29 de abril.

Os encontros vão acontecer  ao longo de cinco dias consecutivos, reunindo 10 pessoas convidadas para rodas de conversa sobre temas, como corpo, palavra, direção e cinema. No formato online, os bate-papos acontecerão pela plataforma Zoom, e, em seguida, haverá um encerramento presencial no Centro Cultural São Geraldo Teatro. A participação no evento é gratuita.

Realizada pela primeira vez neste formato, o Chá das Primas irá trazer, a cada dia, uma dupla de artistas e pesquisadores, de Belo Horizonte e de outros estados, para criarem pontes de diálogo e intercâmbio, por meio dos diferentes lugares que acessam.

Nomes como Wagner Schwartz e Suely Machado, Jazz e Bixarte, Thálita Motta e Giovana Soar, Ju Antunes e Uirá dos Reis compõem a programação online da Semana. Para o encerramento, que será realizado no dia 29, no Centro Cultural São Geraldo, foram convidados os coletivos Transliterária e Fanchecléticas, com o propósito de conversar sobre o “fazer” e o “criar “, a partir de questões caras às comunidades LGBTQI+. 

Criado em 2015, o Chá das Primas se transformou em um espaço informal de diálogo e de reflexões, evidenciando a compreensão do teatro não apenas como campo artístico, mas como espaço de debate público e discussão política, propondo, assim, um convite ao pensar  sobre as estruturas de poder que nos circundam. De lá pra cá, tem se revelado potente na abertura de diálogos com a sociedade sobre assuntos urgentes. 

Além disso, foi na primeira edição do Chá, realizada na Praça Floriano Peixoto, que surgiu o Campeonato Interdrag de Gaymada, Intervenção urbana que propõe um espaço de convivência entre diferentes corpos, a partir do tradicional jogo de queimada. Em 2018, foi realizado o Chá das Primas: Espaço de fala e arte, na programação da Semana de Visibilidade Trans e Travesti de BH, junto à Academia TransLiterária.

No mesmo ano,  realizaram o Chá das Primas - Carnavalização e Controle dos corpos, com mediação de Thálita Motta, doutora-pesquisadora-professora, e com a presença de mulheres protagonistas de movimentos, blocos e coletivos relevantes na cidade. 

Durante a pandemia, de junho de 2020 e 2021, o coletivo seguiu com os encontros, adaptados para o espaço virtual. Foram nove edições virtuais, mais de 20 convidados nos eventos que aconteciam mensalmente, como uma forma de manter os afetos e os diálogos aquecidos no período de isolamento.

SERVIÇO 
Link para acesso à sala do Zoom: Link bit.ly/SemanaChaDasPrimas
25/04 - 20h | Corpo e dança, com Wagner Schwartz e Suely Machado     
26/04 - 20h | Palavra, com Jazz e Bixarte
27/04 - 20h | Direção, com Thálita e Giovana Soar.    
28/04 - 20h | Cinema, com Ju Antunes e Uirá dos Reis     

Encerramento presencial
29/04 - 19h | Transliterária e Fanchecléticas, no Centro Cultural São Geraldo 
(R. Silva Alvarenga, 548 - São Geraldo) Entrada gratuita.

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.