ARTICLE AD BOX
Um campeonato feminino de sinuca foi alvo de polêmica após ter na final duas mulheres transgênero. Harriet Haynes e Lucy Smith nasceram biologicamente como homens e disputaram o título do Ultimate Pool Women’s Pro Series, em Wigan, na Inglaterra.
Haynes venceu Smith na final e faturou o prêmio de cerca de R$ 13,5 mil na cotação atual.
Segundo a English Pool Association e a World Eightball Pool Federation (WEPF), entidade que regula a sinuca na Inglaterra, mulheres transgênero estão liberadas para competir em torneios femininos sem restrições. Entretanto, desde 2023, existe o debate para uma alteração das regras, para que apenas mulheres cisgênero, identificadas com o gênero biólogico, possam disputar competições oficiais.
Protestos contra as atletas transgênero
Depois da definição da final entre Haynes e Smith, manifestantes utilizaram faixas para protestar contra a participação de ambas as atletas em competições femininas. Mulheres com faixas dizendo “ele é um homem” e “salve o esporte feminino” circularam na competição.
Além disso, comentários nas rede sociais também atacaram as duas finalistas, também protestando contra a participação de Haynes e Smith no torneio.
“Moralmente falido. Você (Ultimate Pool) não pode ser uma campeã feminina de sinuca se você permite que os homens entrem. Não faz sentido aumentar o prêmio em dinheiro se dois homens jogam pelo pote. Você não está apenas tolerando abuso, mas está abusando de seus próprios jogadores ao insistir que eles compitam contra homens”, escreveu uma internauta.
“(Ultimate Pool) não sabe o que é uma mulher, então como pode apoiar a sinuca feminina. Você traiu as mulheres que apoiaram você e todas as competidoras. Não é sinuca feminina se você deixa os homens competirem”, disse outra.
A Ultimate Pool publicou uma nota oficial nas redes sociais comentando o caso. Segundo os organizadores da competição, nenhum comentário pode ser feito sobre o assunto por conta de processos jurídicos acontecendo em torno do ocorrido. Entretanto, disse que espera, em breve, poder compartilhar o posicionamento da organização publicamente.
A Ultimate Pool ainda declarou que não tolerará nenhum tipo de abuso de nenhum dos jogadores em canais digitais.
Veja as manifestações:
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!