ARTICLE AD BOX
No dia 29 de janeiro de 2025, a população transexual de Maceió, em Alagoas, ganha destaque com a inauguração do Ambulatório Trans na Clínica da Família do Jacintinho. Em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça o compromisso de oferecer acolhimento e atenção à saúde dessas pessoas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o diretor da unidade, Marcos Ramalho, o acesso ao serviço é facilitado, podendo ser agendado presencialmente na Clínica da Família ou pelo telefone (82) 98833-8816. Além disso, pacientes de outros municípios podem ser atendidos através do Sistema de Regulação ou encaminhamento da atenção básica. A equipe multiprofissional do Ambulatório Trans conta com médicos endocrinologistas, clínicos gerais, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras e outras especialidades, garantindo um suporte completo aos pacientes.
Um dos pacientes atendidos, Brunno Afonso, elogia o acolhimento e suporte recebidos na unidade, destacando a importância do cuidado clínico e psicológico oferecido. O serviço ambulatorial do Ambulatório Trans inclui acompanhamento clínico, realização de exames e iniciativas para redução de riscos, além de atenção aos problemas decorrentes do uso prolongado de hormônios femininos e masculinos.
É fundamental ressaltar que transexuais são pessoas que não se identificam com seu sexo biológico e buscam adequar sua identidade de gênero, podendo passar por tratamentos hormonais ou cirúrgicos. Com a inauguração do Ambulatório Trans na Clínica da Família do Jacintinho, a população transexual de Maceió ganha um espaço dedicado ao seu cuidado e bem-estar, promovendo a tolerância e respeito à diversidade nesse Dia Nacional da Visibilidade Trans.