ARTICLE AD BOX
O conselheiro de justiça do Governo escocês, Keith Brown, anunciou a suspensão das transferências de prisioneiros transexuais para prisões de mulheres, enquanto se aguarda uma revisão pelo Serviço Prisional Escocês para garantir a sua segurança.

A medida significa que nenhum preso transexual com historial de violência contra as mulheres será enviado para uma prisão feminina ou para uma secção feminina de uma prisão masculina.
"Compreendo que a questão de uma mulher trans condenada por crimes violentos ou sexuais é uma questão muito sensível e existe uma compreensível preocupação pública", disse Brown, de acordo com The Scotsman.
Brown recordou que o ministro chefe, Nicolas Sturgeon, sublinhou que "não devemos permitir que se faça a implicação de que as mulheres trans representam em si mesmas uma ameaça para as mulheres".
"Os homens predadores são um perigo para as mulheres. Contudo, como qualquer outro grupo na sociedade, um pequeno número de mulheres trans pode cometer crimes e ser condenada a penas de prisão. É por isso que é importante que estas medidas forneçam salvaguardas ao Serviço Prisional para gerir as pessoas trans e garantir a segurança de todos os prisioneiros", argumentou ela. Brown também defendeu que as vítimas destes casos de violência devem ter sempre em mente.
O conselheiro salientou que esta medida não está relacionada com a nova Lei de Reforma do Reconhecimento do Género, um projecto de lei aprovado pelo Parlamento escocês para acelerar o processo de mudança de género, que foi posteriormente anulado pelo governo britânico, causando um conflito de competências.
Está também ligada à controvérsia sobre o caso de uma mulher transexual, Isla Bryson, que foi condenada pela violação de duas mulheres antes de mudar de sexo - ela era anteriormente Adam Graham - e foi mesmo transferida para uma prisão feminina. Após o escândalo, ela foi devolvida a uma prisão masculina.
Num outro caso controverso, Tiffany Scott assediou uma rapariga de 13 anos quando ele ainda era Andrew Burns e tinha solicitado uma transferência para uma prisão feminina. O Registo Diário informou que o pedido tinha sido aprovado após uma recusa inicial.
Fonte: (EUROPA PRESS)
A Microsoft pode ganhar uma comissão de afiliado caso você compre algo recomendado nos links desse artigo