Terminologia transgênero
Aqui tentamos explicar alguma terminologia usada no mundo transgênero. Se você é novo neste assunto e está planejando conhecer uma pessoa transgênero, muitos termos transgêneros devem ser confusos. Então aqui tentamos educá-lo para que você se sinta mais confiante ao conhecer uma pessoa trans.
Transgênero
Transgênero - é um termo geral que inclui pessoas cuja identidade de gênero e/ou autoexpressão de gênero não coincide com o sexo biológico e/ou legal. Trans significa cruzar em latim. O termo “transgênero” está relacionado ao gênero e não se refere à sexualidade. Pessoas transexuais podem ser heterossexuais, gays, bissexuais ou assexuais como qualquer outra pessoa. Por esta razão, o uso do termo transexualidade tem começado a ser cada vez mais abandonado. Também travestis, crossdressers ou cdzinhas podem ser heterossexuais, bissexuais ou gays.
Transexual ou Transex
Transexual é uma pessoa cuja identidade de gênero não corresponde às suas características físicas de gênero – Basicamente, a pessoa transexual sente que nasceu no corpo errado. um transexual é uma pessoa que expressou e/ou expressa sua identidade de gênero de forma diferente de seu gênero de nascimento. Os transexuais podem expressar a sua identidade de género de diferentes maneiras. Para fazer mudanças físicas mais permanentes, a cirurgia e a terapia hormonal são frequentemente utilizadas. A mudança pode levar anos e nem sempre significa uma mudança completa de género. A identidade de gênero também pode ser expressa pelo uso de roupas e cosméticos do sexo oposto. Termo Transex é sinônimo apenas uma palavra mais curta de Transexual
Os transexuais existem em ambos os sexos – transexuais de homem para mulher e de mulher para homem. Homens para mulheres e transexuais são pessoas que foram assinadas como homens ao nascer e estão em transição para o sexo feminino. Os transexuais de mulher para homem são assinados como sexo feminino e estão em transição para o sexo masculino.
No mundo transexual existem termos: Transexual pré-operatório, não operatório e pós-operatório:
- Transexuais pré-operatórios - indivíduos transexuais ou não-conformes de gênero que não completaram a cirurgia de redesignação de gênero, mas que desejam e estão buscando isso como uma opção.
- Transexuais pré-operatórios - indivíduos transexuais ou não-conformes de gênero que não completaram a cirurgia de redesignação de gênero, mas que desejam e estão buscando isso como uma opção.
- Transexuais não operatórios - indivíduos transexuais ou com variante de gênero que não realizaram e podem não desejar realizar a cirurgia de redesignação de gênero. Para muitos indivíduos, a auto-identificação e a auto-expressão por si só alcançam a harmonia entre o corpo e a identidade de género.
- Pós-operatório - transexual que realizou cirurgia de redesignação de gênero.
Travesti
O termo travesti no Brasil é usado de forma diferente do que na Europa ou nos Estados Unidos. Na Europa Travesti significa pessoa que gosta de usar roupas do sexo oposto. Embora o termo travesti esteja desatualizado e hoje tenha sido substituído pelo termo Cross-dresser ou crossdresser – é o ato de usar roupas tradicionalmente ou estereotipadamente associadas a um gênero diferente. O travesti vestindo roupas femininas pode sentir excitação sexual ou pode ser o ato de roleplay que o fascina.
No Brasil, o termo Travesti significa pessoa que foi designada homem ao nascer, mas se entende como uma figura feminina – mais parecida com um transgênero na Europa. Durante muito tempo o termo foi considerado pejorativo ou associado à prostituição. Contudo, atualmente o conceito ganhou um novo significado e ganhou mais peso político. Há pessoas que afirmam com orgulho que são travestis devido à história do termo.
Cross-dresser (Cdzinha)
Crossdresser é uma pessoa que ocasionalmente quer se vestir com roupas típicas de um gênero diferente e adotar algumas partes do papel de gênero do sexo oposto, mas está satisfeito com o gênero atribuído no nascimento.