ARTICLE AD BOX
A cantora Yasmin Santos, 24, assumiu publicamente o relacionamento com a tiktoker Ana Sprout, 26. O fato de a sertaneja ser parte da comunidade LGBTQIA+ não é novidade: antes de Ana, ela esteve em um namoro de 3 anos com uma mulher.
Nos últimos anos, as mulheres do sertanejo, ritmo tradicional e conservador, vêm se sentindo mais confortáveis para expressarem a sua sexualidade.
A lista conta com nomes jovens — como o de Yasmin — mas também com cantoras consagradas, como Roberta Miranda. Splash reuniu as mulheres do ritmo que são abertamente da comunidade LGBTQIA+:
Luiza Martins
A cantora Luiza Martins
Imagem: Reprodução/InstagramLuiza Martins, 29, que ficou conhecida ao formar dupla com Maurílio, morto em dezembro do ano passado, é assumidamente lésbica desde a adolescência.
Em entrevista a Universa em 2021, a dona da voz marcante de "Sextou com S de Saudade" contou como encara o meio sertanejo, machista e conservador.
"Não olho para o lado, não olho para trás. Estou nadando contra a correnteza. Tenho consciência disso, mas não coloco isso como um problema", contou.
Nunca precisei me 'assumir'. Me descobri lésbica nova e sempre fui bem resolvida com a minha sexualidade. Se alguém tem problema com isso, não sou meu. Sei que não é nada 'normal' no meio em que vivo, mas não sou 'normal 'mesmo (risos).
Luiza Martins
A cantora namora a médica, apresentadora e ex-BBB Marcela McGowan desde o ano passado.
Lauana Prado
Lauana Prado
Imagem: Ricardo Brunini/DivulgaçãoFamosa com os hits "Cobaia" e "Viva Voz", Lauana Prado, 33, é bissexual. Em entrevista à Quem, ela contou que a orientação nunca foi um tabu para ela.
"Entendo que dentro do nosso ambiente sertanejo houve muita resistência, até porque, por muitos anos, os grandes nomes eram de homens, não só dentro do sertanejo, mas no mundo todo está rolando esse movimento", disse.
A cantora está em um relacionamento com Verônica Schulz, a primeira mulher com quem namora, desde 2019.
É preciso ser feliz independentemente das opiniões. É muito mais libertador ser quem é, do que se preocupar com quem vai saber ou pensar.
Lauana Prado
Paula Mattos
Paula Mattos
Imagem: Thiago Duran e Caio Duran/BrazilNewsPaula Mattos, 32, teve receio de falar abertamente sobre sua sexualidade. A cantora só assumiu ser lésbica no ano passado, após 9 anos de relacionamento com outra mulher.
"Tô falando aqui, em primeira mão, me assumindo gay. Não é fácil estar aqui, falando para o Brasil sobre esse assunto, mas é uma coisa que muitas pessoas ficavam comentando: será que ela é? Será que ela não é? Nos bastidores, e tal... Eu nunca tive nenhum problema com isso, só tinha medo de falar e as pessoas enxergarem de outra maneira, ou não me aceitarem", revelou, em entrevista ao canal do jornalista André Piunti.
Ela comentou também que, na indústria do entretenimento, sua sexualidade não era segredo — mas já causou problemas. Um produtor já abandonou um projeto com ela "porque [o fato de ela ser lésbica] estava incomodando a família dele".
A artista opta por não expor a esposa por uma questão de privacidade.
Roberta Miranda
Roberta Miranda se declarou "trissexual"
Imagem: Reprodução/InstagramEm agosto, aos 65 anos, Roberta Miranda se definiu como "trissexual" em entrevista a Léo Dias.
Vale ressaltar que o termo não é tão utilizado na literatura atualmente. Ele é mais usado com outro significado: como o de alguém que está disposto a se "aventurar" sexualmente e experimentar experiências diferentes daquelas as quais está acostumado.
Erroneamente, a trissexualidade é apontada como um nome alternativo para pansexualidade. Isso é impreciso porque partiria do pressuposto que existem apenas três gêneros.
A cantora contou que namorou a travesti e dançarina Luz Del Fuego e explicou que um "juramento de leito" feito para a mãe a impediu de falar antes sobre o tema.
"É algo que preciso quebrar. É um assunto que me pega muito. Pais e irmãos foram impiedosos comigo, então eu não sabia por onde correr e o que fazer. Não sei se meu negócio é menino, menina, travesti...", contou em entrevista a Leo Dias, do Metrópoles.
Os questionamentos constantes da mãe sobre seu namoro com Luz Del Fuego causaram o fim do relacionamento. "Era uma maravilha. A gente se apaixonou, mas eu era muito neném".