ARTICLE AD BOX
Discussão ocorreu durante atendimento à ocorrência de acidente de trânsito. "Quer que eu chame de mulher, vai trocar o nome na certidão", disse a PM
Mariana Pereira
02/02/2022 09:13 | Atualizado
02/02/2022 09:31
Vídeo que circula nas redes sociais desde a tarde de ontem (1º) mostra um suposto caso de transfobia ocorrido em Osasco. Nas imagens, é possível ver o momento em que uma policial feminina discute com grupo de travestis, durante o atendimento à ocorrência de acidente de trânsito ocorrido na última segunda-feira (31), no Jardim Mutinga, zona norte da cidade.
Ainda no vídeo, no momento em que uma pessoa chama a policial, ela diz um palavrão. Na sequência, a militar manda a travesti estudar. "Quer saber de lei, vai estudar. Quer que eu chame de mulher, vai trocar o nome na certidão. Vai fazer no RG o nome de mulher. Por enquanto é homem, vai 'rapa' fora daqui", determinou a policial. Indignadas as travestis comentam "meu Deus, a transfobia foi assim", disse uma das moças.
Em nota a PM afirma que o caso está sendo apurado. "A Polícia Militar esclarece que foi instaurado procedimento interno para analisar a conduta da policial, que também será reorientada", diz.
Palco político
O deputado estadual, Emidio de Souza (PT), publicou em uma rede social que está acompanhando o caso. "Enviei ofício à Corregedoria e à Ouvidoria da PM cobrando investigação do comportamento destes agentes. A PM precisa atualizar o seu manual de conduta e trabalhar para que episódios como esse não se repitam. Transfobia é crime e esse caso não pode ficar impune", escreveu o político.