UFSCar realiza 1ª Feira da Visibilidade Trans e Travesti - ACidade ON - Araraquara, Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos

2 years ago 412
ARTICLE AD BOX

Evento aberto ao público é nesta sexta (27), às 16h, na Área de Convivência; diversas atividades culturais e artísticas serão apresentadas

De:  Redação São Carlos

27 de Janeiro 2023 · 09:39 hs

Sede da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza nesta sexta-feira (27) a primeira edição da Feira da Visibilidade Trans e Travesti. A programação, protagonizada e produzida por pessoas trans, conta com apresentações culturais, exposições artísticas, entre outros.

As apresentações, que começam às 16h, serão na Área de Convivência (palquinho), na área sul do campus. A participação é gratuita e aberta ao público.

A feira é promovida pelo Grupo de Trabalho (GT) "Transformar", composto por estudantes trans, servidoras e servidores trans, e outras pessoas trans da comunidade universitária. O coletivo, que se caracteriza como espaço de acolhimento e articulações, tem levantado dados, realizado debates e ações em torno das demandas e das necessidades relacionadas à permanência estudantil, promoção da saúde integral e cumprimento de direitos, dentre outros temas.

“Pessoas trans são instrumentos potentes de criação em todas as áreas em que se inserem. A Feira é uma possibilidade de valorizá-las, estimulando as suas criações. São homens e mulheres trans e pessoas não-bináries construindo novas narrativas sobre nós, ocupando o palco com arte", disse Ângela Lopes, uma das organizadoras.

Leia mais

Cinema de São Carlos promove sessão adaptada para autistas

Duo Anavitória anuncia show de nova turnê em São Carlos

Panorama
Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), 140 pessoas trans foram assassinadas em 2021. Além disso, a naturalização da marginalização dessa população é uma realidade nacional, com a grande parte de transexuais, transgêneros e travestis vivendo em condições de exclusão social, com pouco acesso a educação, saúde, emprego formal e políticas públicas que atendam às suas necessidades.

De acordo com Ângela Lopes, integrante do GT Transformar e uma das organizadoras da Feira, passa pela universidade pública, gratuita e de qualidade, mudar essa realidade, e a universidade tem sido espaço de acolhimento para quem quer construir novas perspectivas.

"O acesso à educação é fundamental para resgatar a cidadania, a dignidade e para as pessoas trans terem a possibilidade de reescrever suas histórias, numa sociedade que as subjuga à condição de desumanidade. É necessário que se desenvolvam políticas e ações que naturalizem a presença dessas pessoas”, disse.

A Feira de Visibilidade Trans e Travesti faz parte da campanha "Transformação", lançada pela UFSCar. A iniciativa traz uma série de ações que serão desenvolvidas em conjunto com as pessoas transgênero, transexuais e travestis da Universidade. A campanha é composta por diferentes atividades educativas, de conscientização, além de projetos que dão visibilidade e protagonismo para as pessoas trans dentro da UFSCar.

O lançamento aconteceu na reunião do Conselho Universitário, o Consuni, em uma sessão histórica, quando Ângela Lopes, mulher trans, foi empossada como integrante do Conselho. Em mais de 50 anos de história da UFSCar é a primeira vez que uma pessoa trans tem assento no maior órgão deliberativo da instituição. O vídeo com o depoimento na íntegra está disponível no Instagram e YouTube UFSCar Oficial.

Já nesta semana, a UFSCar lança outra série de vídeos educativos sobre sexualidade e gênero. Os conteúdos abordam os assuntos de forma didática, como a diferença entre sexualidade e gênero, a diferença entre esse cisgênero e transgênero, o que é intergênero e o que é não binárie. Os vídeos ainda vão falar sobre temas como respeito ao direito pelo nome social e ao uso do banheiro, além do histórico da comunidade englobada na sigla LGBTQIAPN+.

Veja também

Yanomamis: Hospital adapta comida para crianças desnutridas

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.