Trump quer proibir soldados transgénero nos EUA

8 months ago 264
ARTICLE AD BOX

"Para garantir que temos a força de combate mais letal do mundo, vamos livrar as nossas forças armadas da ideologia transgénero", disse o chefe de Estado aos legisladores republicanos, reunidos na Florida (sudeste).

O número de pessoas transgénero nas forças armadas dos EUA está estimado em cerca de 15 mil, num total de cerca de dois milhões de militares.

Trump tentou impor uma proibição às tropas transgénero durante o primeiro mandato, entre 2017 e 2021, mas a decisão foi suspensa por uma batalha judicial durante anos.

O sucessor de Trump, o democrata Joe Biden anulou a proibição de Trump pouco depois de ter assumido o cargo e autorizou as pessoas transgénero a servir nas forças armadas norte-americanas.

A nova ordem sobre as tropas transgénero não impõe uma proibição imediata, mas orienta o Departamento da Defesa dos Estados Unidos a elaborar uma política sobre o seu serviço nas forças armadas com base na prontidão militar, disse uma pessoa com conhecimento do assunto à agência de notícias Associated Press.

Durante a campanha para as eleições presidenciais de novembro, Trump prometeu várias vezes acabar com a "ilusão dos transgénero".

O político republicano considera que a os Estados Unidos estão ameaçados pelo que descreve ser uma invasão de ideias progressistas.

De acordo com o Instituto Williams da Universidade da Califórnia, aproximadamente 1,6 milhões de pessoas com mais de 13 anos, incluindo 300 mil adolescentes, se identificam como transgénero nos Estados Unidos.

Também na segunda-feira, Trump prometeu reintegrar os soldados e oficiais expulsos das forças armadas dos EUA por se recusarem a tomar uma das vacinas contra a covid-19.

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.