ARTICLE AD BOX
Travesti fala sobre apresentação erótica na UFMA Foto: Reprodução/ Print de vídeo redes sociais
A travesti Tertuliana Lustosa fez declarações sobre sua apresentação erótica durante um evento na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) nesta quinta-feira (17). A performance, que gerou repercussão nas redes sociais, ocorreu no contexto de uma mesa-redonda intitulada "Dissidências de Gênero e Sexualidade", que buscou explorar questões sobre identidade, sexualidade e a produção de conhecimento nas universidades.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Tertuliana aparece ao lado do docente Carlos Wellington Martins, que a apresentou de forma entusiástica: “Estou aqui com a Tertuliana Lustosa, uma pessoa extremamente conhecida, uma ativista, poeta, escritora, em que todo mundo conhece sua produção musical, artística e literária. Então vamos primeiro conhecer a artista antes de dizer qualquer coisa.” Essa introdução destaca a importância de Tertuliana não apenas como performer, mas também como uma voz influente nas discussões sobre gênero e sexualidade.
Ao falar sobre sua performance, Tertuliana revelou que “não é a primeira vez” que "Educando com o C*" provoca controvérsias. Para ela, a produção de conhecimento é ampla e não se limita a formatos tradicionais. Ela enfatizou: “Desde a primeira vez que eu fiz o evento Educando com o C*, as pessoas já acharam isso um absurdo, que a universidade era uma bagunça. Mas as pessoas não entendem que a produção de conhecimento é ampla.”
Tertuliana argumentou que performances como a sua são essenciais para desestigmatizar a diversidade de expressões artísticas e de gênero dentro do ambiente acadêmico. Ela defendeu que a arte pode ser uma ferramenta poderosa para questionar normas sociais e incentivar diálogos mais profundos sobre identidade e aceitação.
A mesa-redonda, que contou com a participação de diversos especialistas e ativistas, buscou promover um espaço seguro para debates sobre as experiências LGBTQIA+ nas universidades e além. Tertuliana destacou que sua presença e suas performances são um convite à reflexão sobre como as instituições educacionais podem ser mais inclusivas e receptivas às diversidades que compõem a sociedade.
Ao final do evento, os participantes foram encorajados a se engajar em conversas sobre as diferentes formas de expressão artística e suas implicações no campo do conhecimento, ressaltando que a pluralidade de vozes e experiências é fundamental para o enriquecimento do debate acadêmico.