Travessia: além de Núbia, relembre outras mães problemáticas escritas por Gloria Perez - Globo

2 years ago 701
ARTICLE AD BOX

Núbia, no entanto, não está sozinha na galeria das mães criadas por Gloria Perez. No "gloriaverso", apesar de perfis diferentes, todas têm um traço em comum: são extremamente manipuladoras. Confira algumas delas!

Em Travessia, Núbia envenena Ari contra Brisa — Foto: TV Globo

Em Travessia, Núbia não se importa com os sentimentos do filho. Seu único desejo é ver Ari ascendendo socialmente. E isso desde quando ele era criança, quando percebeu o interesse dele pela humilde Brisa. Por isso, torce descaradamente para que o rapaz se case com Chiara (Jade Picon), filha do milionário Guerra (Humberto Martins). Não está nem aí se Ari a ama ou não; o que ela quer é desfrutar uma vida de luxo ao lado do filho. De preferência, bem longe da "urubua", como se refere à Brisa.

Ari repreende Núbia por ter se metido no seu relacionamento com Chiara

Ari repreende Núbia por ter se metido no seu relacionamento com Chiara

Joyce e Ivan, em A Foça do Querer — Foto: TV Globo

Em A Força do Querer (2017), Joyce (Maria Fernanda Cândido) criou Ivana (Carol Duarte) para ser o reflexo de sua imagem: feminina, elegante e socialite . Embora a filha, desde pequena, manifestasse a insatisfação pela maneira como era tratada, a dondoca não lhe dava ouvidos. E a situação piorava quando a "moça" se descobria transexual e adotava o nome de Ivan. Para quê? Desinformada, Joyce dizia que a "filha" tinha enlouquecido e insistia em chamá-la de Ivana. Precisou ver o rapaz todo machucado , após um ataque homofóbico, para, enfim, deixá-lo ser quem era e viver do seu jeito.

Ivana desiste de sair com Cláudio e Joyce se irrita

Ivana desiste de sair com Cláudio e Joyce se irrita

Tarso e Melissa em Caminho das Índias — Foto: Globo/João Miguel Júnior

A dose foi dupla em Caminho das Índias (2009) - atualmente reprisada no canal Viva -, com Melissa (Christiane Torloni) e Laksmi (Laura Cardoso). A primeira idolatrava o filho, Tarso (Bruno Gagliasso) e não admitia que ele era esquizofrênico. Para completar, era contra o namoro dele com Tônia (Marjorie Estiano), pois achava que a jovem não estava à altura do herdeiro. Já a segunda se metia na vida não só do filho, Opash (Tony Ramos), como da família toda, com a desculpa de preservar os bons costumes .

Caminho das Índias

Caminho das Índias

Neuta, Júnior e Ellis, em América — Foto: Globo/Renato Rocha Miranda

Neuta (Eliane Giardini), em América (2005), criou o filho único, Júnior (Bruno Gagliasso), para ser fazendeiro e um homem valente como o pai, o falecido Sinval, sempre exaltado pela matriarca. Ela sufocava tanto o rapaz que ele escondia o desejo de ser estilista e o fato de ser homossexual. Chegava até a casar com Ellis (Silvia Buarque) e assumir o filho dela com outro homem. Júnior só conseguia se libertar do mandos da mãe apenas no final da trama, quando assumia seu amor por Zeca (Erom Cordeiro) e fazia um desfile com suas criações.

‘Ai que delícia, meu Deus’, diz Eliane Giardini ao rever a viúva Neuta

‘Ai que delícia, meu Deus’, diz Eliane Giardini ao rever a viúva Neuta

A amargurada e a 'sem noção'

Maysa em 'O Clone' — Foto: João Miguel Júnior/Globo

O Clone (2001) também serviu ao público uma dupla de mães manipuladoras que entrou para a história: Maysa (Daniela Escobar) e Odete (Mara Manzan). De tão vaidosa, a primeira não dava muita bola para o conflitos do marido, Lucas (Murilo Benício), e da filha, Mel (Débora Falabella). Mas isso mudava quando a jovem se apaixonava por Xande (Marcello Novaes), o segurança dela. Maysa fazia de tudo para separá-los, chegando a tramar a prisão do rapaz, após acusá-lo injustamente de roubo. Nem quando Mel se afundava nas drogas, e Xande a apoiava, Maysa dava trégua ao casal.

Odete (Mara Manzan), em 'O Clone' — Foto: Globo

Já Odete - dona do bordão "cada mergulho é um flash" - queria que a filha, Karla (Juliana Paes), se envolvesse apenas com homens ricos, para "subir na vida". A manipuladora estava sempre por trás nas tentativas de golpes da herdeira. No final, elas conseguiam o que queriam. Creusa (Paula Pereira), empregada do bem-sucedido Tavinho (Victor Fasano), roubava a camisinha usada do patrão e repassava para a filha de Odete. A moça, então, usava o sêmen do ricaço e engravidava.

Cada mergulho é um flash – Odete, O Clone

Cada mergulho é um flash – Odete, O Clone

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.