Swimming Australia toma medidas para encerrar 'citações falsas' de Mollie O'Callaghan sobre atleta transgênero

5 hours ago 4
ARTICLE AD BOX

A Swimming Australia decidiu eliminar “notícias falsas” e “citações fabricadas” ligadas à nadadora Mollie O’Callaghan sobre a atleta transgênero Lia Thomas.

Um comentário atribuído a O’Callaghan, mas não postado em sua conta de mídia social, apareceu em postagens na plataforma Meta Fb, bem como no X, e sugeriu que a estrela da natação não participaria dos Jogos de Los Angeles de 2028 se um nadador transgênero pudesse competir.

A citação falsamente atribuída a O’Callaghan incluía uma declaração provocativa de que “partilhar uma piscina com Lia Thomas é verdadeiramente um insulto e uma vergonha”.

A Swimming Australia apoiou o campeão olímpico em uma declaração intitulada “citações falsas atribuídas ao golfinho Mollie O’Callaghan”.

“Atualmente existem citações fabricadas atribuídas ao golfinho Mollie O’Callaghan que aparecem em postagens nas redes sociais”, disse a Swimming Australia no domingo.

“Em nenhum momento O’Callaghan foi entrevistado e fez comentários sobre atletas transgêneros.

“Meta foi avisado sobre as notícias falsas e O’Callaghan e Swimming Australia solicitaram que as postagens fossem retiradas.”

Postagens que incluem a citação atribuída a O’Callaghan ainda estavam visíveis no Fb na segunda-feira, enquanto um porta-voz da Meta disse ao Guardian Australia que “estamos investigando o pedido”.

A Swimming Australia se recusou a fazer mais comentários.

O atleta transgênero dos Estados Unidos, Thomas, está proibido de competir na categoria feminina de acordo com as atuais diretrizes da World Aquatics e não conseguiu derrubar as regras antes das Olimpíadas de Paris.

pular a promoção do boletim informativo

O corpo diretivo introduziu diretrizes em 2022 que proíbem qualquer pessoa que tenha passado por “qualquer parte da puberdade masculina” da categoria feminina.

O’Callaghan é cinco vezes medalhista de ouro olímpico depois de derrotar o também australiano Ariarne Titmus na ultimate dos 200m livres nos Jogos de Paris de 2024, além de fazer parte de quatro triunfos de equipes de revezamento.

A jovem de 21 anos acrescentou a coroa do campeonato mundial de estilo livre de 200m às suas honras em Tóquio, em julho deste ano.

O’Callaghan estava competindo em uma competição de curta distância da Copa do Mundo em Indiana no fim de semana e venceu o campo por quase dois segundos para vencer os 200m livres femininos em um recorde da Commonwealth de 1m50s77.

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.