Sesc de Piracicaba recebe programação voltada à luta pelo fim de opressões - G1

3 years ago 1508
ARTICLE AD BOX

Debates, oficinas, lives e atividades artísticas acontecem a partir deste domingo.


'Rainha de Katwe' será uma das obras exibidas durante a programação — Foto: Reprodução

A unidade do Sesc Piracicaba (SP) promove, entre este domingo (21) e 10 de dezembro, conteúdos diários como debates, oficinas, lives e atividades artísticas com a participação de ativistas que lutam pelo fim das diferentes opressões estruturais, com o projeto “Articulando Utopias – 21 dias de Ativismo”. O público poderá conferir os conteúdos nas redes (Instagram, YouTube e Facebook) da unidade.

A iniciativa faz referência ao evento “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, criado em 1991 e que acontece anualmente em 156 países.

A ação educativa luta pelo fim desse tipo de violência e pela garantia dos direitos das mulheres e mobiliza, localmente, todas as iniciativas da sociedade civil de Piracicaba e região que estão envolvidas no projeto "Articulando Utopias". Confira a programação:

  • Dia 21 de novembro, às 10h - Economia sustentável e direito à vida (ao vivo no Youtube): Porque mudar o sistema e não o clima, e o que vem sendo feito diante dos colapsos ambientais em curso. Com Thiago Ávila, socioambientalista e ativista do Movimento Bem Viver, Vanessa Hoffmann, bacharel em ciências sociais e presidente da Comissão de Mudanças Climáticas de Piracicaba (ComClima) e Camilla Noel, engenheira florestal e articuladora do Engajamundo no Núcleo Local de Piracicaba. Mediação de Fernanda Veirano, gestora ambiental, integrante do Instituto Terra Mater e da Comissão Organizadora do Articulando Utopias.
  • Dia 22, 24 e 29 de novembro e 1, 6 e 8 de dezembro, às 11h - Entre a política e a arte (publicação no Instagram e Facebook): Cards educativos sobre as mais diversas lutas sociais e ambientais, publicados nas redes sociais do Sesc Piracicaba. Com trabalho artístico de Dinho Lascoski e textos produzidos pela Comissão Organizadora do Articulando Utopias.
  • Dia 24 de novembro, às 19h - Cine Batuque - Rainha de Katwe: Exibição do filme, seguida de roda de conversa conduzida pelas batuqueiras do Quintal da Dona Marta, quilombo urbano do Batuque de Umbigada Guaiá de Capivari. Realização: Quintal da Dona Marta. Apoio: Sesc Piracicaba. Local: Quintal da Dona Marta. Rua Otávio Alves de Souza, 174 - Residencial Santo Antônio - Capivari. Vagas limitadas. Informações e inscrições pelo Facebook do Quintal da Dona Marta.
  • Dia 26 de novembro, às 19h - Encontro de Danças Negras: Artistas das Danças Negras de Piracicaba, de diferentes estilos, vertentes e gerações, trocam saberes nessa roda de conversa sob a perspectiva de Memórias, Referências e Linguagens, que é aberta à participação do público. Com Marcia Maria Antônio, Ana Maria Custódio, Marta Cristiane Ferreira dos Santos e Priscila Ferreira. Mediação de Fernanda Ferreira. O encontro acontecerá na plataforma Zoom.
  • Dia 27 de novembro, às 10h - Diversidade humana e direito à dignidade (no Youtube): Como as diferentes identidades podem ser vistas como marcadoras de potência e não de hierarquização. Com Danielle Assumpção, psicóloga, especialista em educação em direitos humanos e trabalhadora do SUAS, com experiência em adolescência e juventude, Izabel Broski, estudante de psicologia, feminista, mulher com deficiência e ativista do movimento PcD e Sara Wagner York, travesti, PcD, avó e professora, especialista em gênero e sexualidades, mestra e doutoranda em educação. Mediação de Emanuela Oliveira Granja, psicóloga, integrante do Coletivo ViAs (Vínculos de Afetos) e da Comissão Organizadora do Articulando Utopias.
  • Dia 28 de novembro, das 14h às 19h - Festa da Consciência Negra na Vila África (Encotro): Tradicional festa no quilombo urbano Vila África, com apresentações de dança afro, danças urbanas, capoeira, samba de roda, samba de terreiro, samba rural, vivências culturais e roda de conversa. Participação de DJs, grafiteiros e exposição de roupas africanas. Realização: Ponto de Cultura Vila África. Apoio: Sesc Piracicaba. Local: Rua Frei Luiz Santana 174, Vila Independência. Inscrições e informações com Márcia Maria Antonio pelo Instagram @marcinhavilaafrica.
  • Dia 30 de novembro - Comunidade Vila África (no Youtube): um quilombo urbano: Conheça mais sobre a comunidade Vila África, sua constituição histórica, social e cultural marcada pela presença numerosa de famílias negras na região da Vila Independência. Publicação em texto e vídeo de Fernanda Ferreira e Márcia Maria Antônio.
  • Dia 1, 2, 8 e 9 de dezembro, às 19h - Como transformar utopias em realidade? Entenda como influenciar programas, leis, instituições e uso de recursos públicos, a fim de alcançar garantias de direitos e construir uma sociedade plural, inclusiva e sustentável. Construa boas estratégias, tendo como foco a realidade local. Com Renato Morgado, Gestor Ambiental, mestre em Ciência Ambiental e especialista em Democracia Participativa. Atua há 10 anos com políticas públicas ambientais e temas como transparência, governo aberto, integridade e combate à corrupção. É gerente de Meio Ambiente e Clima da Transparência Internacional - Brasil. Inscrições de 17 a 24/11 pelo link.
  • Dia 3 de dezembro, às 11h - Menine (no Youtube): Vídeoclipe da cantora e compositora piracicabana Rhuiiz. Pessoa trans não-binária, PCD neurodivergente (TEA) e praticante de religião de matriz africana. Rhuiiz canta sobre suas vivências e sua identidade, com letras que tecem críticas à sociedade cisheteronormativa e do consumo/trabalho/descarte.
  • Dia 3 e 6 de dezembro, às 18h - SAPOdcast (no Youtube): Programas em áudio produzidos ao longo da Semana Agroecológica Piracicaba Orgânica (SAPO) realizada em outubro, na Casa do Hip Hop, com apoio de diversas entidades e do Sesc Piracicaba. Em dois episódios, participantes abordam temas como soberania alimentar de municípios, produção de comida livre de agrotóxicos, incentivo à produção orgânica e a inserção de produtores orgânicos em programas de fornecimento de alimentos para escolas e instituições.
  • Dia 2, 7 e 8 de dezembro, às 8h - Rota afro acessível: Pelo direito à memória, a Rota Afro é um projeto de Afroturismo que conecta as pessoas com as histórias, territórios e culturas negras de Piracicaba. Todas as edições terão recurso de acessibilidade, com prioridade de participação para pessoas com deficiência. Inscrições e informações com a guia Julia Madeira pelo Instagram @rotasafro.
  • Dia 4 de dezembro, às 11h. Participação política, cidadania e direito à democracia (no Youtube): Quais caminhos políticos o ativismo pode trilhar na luta por direitos? Com Erika Hilton, ativista pelos direitos das populações negra e LGBTQIA+ e pela valorização das iniciativas culturais jovens e periféricas; mulher negra transvestigênere e candidata ao legislativo mais votada nas eleições de 2020, Joseane Silva, liderança da comunidade Portelinha, e Lia Mara Oliveira, advogada e presidenta do Conselho da Mulher. Mediação de Pâmela Cristina Oliveira, psicóloga, integrante do Coletivo Marias de Luta e da Comissão Organizadora do Articulando Utopias.
  • Dia 4 de dezembro, às 16h30. Conversas com Maria Eduarda: Roda baseada nas conversas da atriz e educadora Eva Prudêncio e sua filha, Maria Eduarda, sobre negritude, autoestima e beleza preta. Atividade destinada às crianças negras. Acontecerá pela plataforma Zoom.
  • Dia 5 de dezembro, das 14h às 18h - Afropira nos bairros: Oficinas, apresentações, exposições e atendimentos. Contando com atividades culturais como bloco Afropira, samba e samba reggae, bate lata, capoeira, maculelê, puxada de rede, dança guerreira, samba rock, poesia, rap, artesanato afro, além cortes de cabelos e técnicas de finalização e estilização de cabelos étnicos/afros e cortes artísticos. Local: Ao lado do CASE Jardim Oriente. Inscrições e informações pelo Instagram @afropiraoficial e Facebook @afropira.
  • Dia 5 de dezembro, às 14h - Encontro de Danças Urbanas: Integrando a programação do Encontro de Danças Negras e dos 21 Dias de Ativismo do Articulando Utopias, a Casa do Hip Hop de Piracicaba realiza oficinas e rodas de conversa sobre as danças urbanas dentro da cultura hip hop. Local: Casa de Cultura Hip Hop (Rua Jaçanã Altair Pereira Guerrini, 200 – Paulicéia). Inscrições e informações pelo Instagram @casahiphoppiracicaba.
  • Dia 7 de dezembro, às 14h. Eles por elas (no Youtube): Qual é o papel do homem no combate à violência contra a mulher? Com André Luiz D'onofrio Caes, psicólogo, integrante do coletivo ViAs, facilitador de grupos reflexivos para homens e autor do livro "Masculinidade e Violência", Huyrá Estevão de Araújo, coordenador geral do NEABI-IFSP, e João Ferrari Campestrini, bacharel em direito, advogado. A live integra a programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, da Câmara Municipal de Piracicaba, conduzida pelos gabinetes do Mandato Coletivo "A Cidade É Sua!", da vereadora Silvia Morales, e da vereadora Rai de de Almeida, conforme Decreto Legislativo nº 14/2017.
  • Dia 10 de dezembro, às 19h - Cine Barranco: Exibição do filme Bixa Travesty (2018), seguido de bate papo e performance de DJ com integrantes do Coletivo Transitando. Local: Centro Social Ilda de Souza. Rua Laura Fernandes Campos Ferrari, 145, Novo Horizonte. Inscrições e informações com Mayra Kristina de Camargo pelo Instagram @barrancocultural.

VÍDEOS: Fique por dentro do que acontece nas cidades da região

Newsletter G1Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.