ARTICLE AD BOX
Debates, oficinas, lives e atividades artísticas acontecem a partir deste domingo.
'Rainha de Katwe' será uma das obras exibidas durante a programação — Foto: Reprodução
A unidade do Sesc Piracicaba (SP) promove, entre este domingo (21) e 10 de dezembro, conteúdos diários como debates, oficinas, lives e atividades artísticas com a participação de ativistas que lutam pelo fim das diferentes opressões estruturais, com o projeto “Articulando Utopias – 21 dias de Ativismo”. O público poderá conferir os conteúdos nas redes (Instagram, YouTube e Facebook) da unidade.
A iniciativa faz referência ao evento “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, criado em 1991 e que acontece anualmente em 156 países.
A ação educativa luta pelo fim desse tipo de violência e pela garantia dos direitos das mulheres e mobiliza, localmente, todas as iniciativas da sociedade civil de Piracicaba e região que estão envolvidas no projeto "Articulando Utopias". Confira a programação:
- Dia 21 de novembro, às 10h - Economia sustentável e direito à vida (ao vivo no Youtube): Porque mudar o sistema e não o clima, e o que vem sendo feito diante dos colapsos ambientais em curso. Com Thiago Ávila, socioambientalista e ativista do Movimento Bem Viver, Vanessa Hoffmann, bacharel em ciências sociais e presidente da Comissão de Mudanças Climáticas de Piracicaba (ComClima) e Camilla Noel, engenheira florestal e articuladora do Engajamundo no Núcleo Local de Piracicaba. Mediação de Fernanda Veirano, gestora ambiental, integrante do Instituto Terra Mater e da Comissão Organizadora do Articulando Utopias.
- Dia 22, 24 e 29 de novembro e 1, 6 e 8 de dezembro, às 11h - Entre a política e a arte (publicação no Instagram e Facebook): Cards educativos sobre as mais diversas lutas sociais e ambientais, publicados nas redes sociais do Sesc Piracicaba. Com trabalho artístico de Dinho Lascoski e textos produzidos pela Comissão Organizadora do Articulando Utopias.
- Dia 24 de novembro, às 19h - Cine Batuque - Rainha de Katwe: Exibição do filme, seguida de roda de conversa conduzida pelas batuqueiras do Quintal da Dona Marta, quilombo urbano do Batuque de Umbigada Guaiá de Capivari. Realização: Quintal da Dona Marta. Apoio: Sesc Piracicaba. Local: Quintal da Dona Marta. Rua Otávio Alves de Souza, 174 - Residencial Santo Antônio - Capivari. Vagas limitadas. Informações e inscrições pelo Facebook do Quintal da Dona Marta.
- Dia 26 de novembro, às 19h - Encontro de Danças Negras: Artistas das Danças Negras de Piracicaba, de diferentes estilos, vertentes e gerações, trocam saberes nessa roda de conversa sob a perspectiva de Memórias, Referências e Linguagens, que é aberta à participação do público. Com Marcia Maria Antônio, Ana Maria Custódio, Marta Cristiane Ferreira dos Santos e Priscila Ferreira. Mediação de Fernanda Ferreira. O encontro acontecerá na plataforma Zoom.
- Dia 27 de novembro, às 10h - Diversidade humana e direito à dignidade (no Youtube): Como as diferentes identidades podem ser vistas como marcadoras de potência e não de hierarquização. Com Danielle Assumpção, psicóloga, especialista em educação em direitos humanos e trabalhadora do SUAS, com experiência em adolescência e juventude, Izabel Broski, estudante de psicologia, feminista, mulher com deficiência e ativista do movimento PcD e Sara Wagner York, travesti, PcD, avó e professora, especialista em gênero e sexualidades, mestra e doutoranda em educação. Mediação de Emanuela Oliveira Granja, psicóloga, integrante do Coletivo ViAs (Vínculos de Afetos) e da Comissão Organizadora do Articulando Utopias.
- Dia 28 de novembro, das 14h às 19h - Festa da Consciência Negra na Vila África (Encotro): Tradicional festa no quilombo urbano Vila África, com apresentações de dança afro, danças urbanas, capoeira, samba de roda, samba de terreiro, samba rural, vivências culturais e roda de conversa. Participação de DJs, grafiteiros e exposição de roupas africanas. Realização: Ponto de Cultura Vila África. Apoio: Sesc Piracicaba. Local: Rua Frei Luiz Santana 174, Vila Independência. Inscrições e informações com Márcia Maria Antonio pelo Instagram @marcinhavilaafrica.
- Dia 30 de novembro - Comunidade Vila África (no Youtube): um quilombo urbano: Conheça mais sobre a comunidade Vila África, sua constituição histórica, social e cultural marcada pela presença numerosa de famílias negras na região da Vila Independência. Publicação em texto e vídeo de Fernanda Ferreira e Márcia Maria Antônio.
- Dia 1, 2, 8 e 9 de dezembro, às 19h - Como transformar utopias em realidade? Entenda como influenciar programas, leis, instituições e uso de recursos públicos, a fim de alcançar garantias de direitos e construir uma sociedade plural, inclusiva e sustentável. Construa boas estratégias, tendo como foco a realidade local. Com Renato Morgado, Gestor Ambiental, mestre em Ciência Ambiental e especialista em Democracia Participativa. Atua há 10 anos com políticas públicas ambientais e temas como transparência, governo aberto, integridade e combate à corrupção. É gerente de Meio Ambiente e Clima da Transparência Internacional - Brasil. Inscrições de 17 a 24/11 pelo link.
- Dia 3 de dezembro, às 11h - Menine (no Youtube): Vídeoclipe da cantora e compositora piracicabana Rhuiiz. Pessoa trans não-binária, PCD neurodivergente (TEA) e praticante de religião de matriz africana. Rhuiiz canta sobre suas vivências e sua identidade, com letras que tecem críticas à sociedade cisheteronormativa e do consumo/trabalho/descarte.
- Dia 3 e 6 de dezembro, às 18h - SAPOdcast (no Youtube): Programas em áudio produzidos ao longo da Semana Agroecológica Piracicaba Orgânica (SAPO) realizada em outubro, na Casa do Hip Hop, com apoio de diversas entidades e do Sesc Piracicaba. Em dois episódios, participantes abordam temas como soberania alimentar de municípios, produção de comida livre de agrotóxicos, incentivo à produção orgânica e a inserção de produtores orgânicos em programas de fornecimento de alimentos para escolas e instituições.
- Dia 2, 7 e 8 de dezembro, às 8h - Rota afro acessível: Pelo direito à memória, a Rota Afro é um projeto de Afroturismo que conecta as pessoas com as histórias, territórios e culturas negras de Piracicaba. Todas as edições terão recurso de acessibilidade, com prioridade de participação para pessoas com deficiência. Inscrições e informações com a guia Julia Madeira pelo Instagram @rotasafro.
- Dia 4 de dezembro, às 11h. Participação política, cidadania e direito à democracia (no Youtube): Quais caminhos políticos o ativismo pode trilhar na luta por direitos? Com Erika Hilton, ativista pelos direitos das populações negra e LGBTQIA+ e pela valorização das iniciativas culturais jovens e periféricas; mulher negra transvestigênere e candidata ao legislativo mais votada nas eleições de 2020, Joseane Silva, liderança da comunidade Portelinha, e Lia Mara Oliveira, advogada e presidenta do Conselho da Mulher. Mediação de Pâmela Cristina Oliveira, psicóloga, integrante do Coletivo Marias de Luta e da Comissão Organizadora do Articulando Utopias.
- Dia 4 de dezembro, às 16h30. Conversas com Maria Eduarda: Roda baseada nas conversas da atriz e educadora Eva Prudêncio e sua filha, Maria Eduarda, sobre negritude, autoestima e beleza preta. Atividade destinada às crianças negras. Acontecerá pela plataforma Zoom.
- Dia 5 de dezembro, das 14h às 18h - Afropira nos bairros: Oficinas, apresentações, exposições e atendimentos. Contando com atividades culturais como bloco Afropira, samba e samba reggae, bate lata, capoeira, maculelê, puxada de rede, dança guerreira, samba rock, poesia, rap, artesanato afro, além cortes de cabelos e técnicas de finalização e estilização de cabelos étnicos/afros e cortes artísticos. Local: Ao lado do CASE Jardim Oriente. Inscrições e informações pelo Instagram @afropiraoficial e Facebook @afropira.
- Dia 5 de dezembro, às 14h - Encontro de Danças Urbanas: Integrando a programação do Encontro de Danças Negras e dos 21 Dias de Ativismo do Articulando Utopias, a Casa do Hip Hop de Piracicaba realiza oficinas e rodas de conversa sobre as danças urbanas dentro da cultura hip hop. Local: Casa de Cultura Hip Hop (Rua Jaçanã Altair Pereira Guerrini, 200 – Paulicéia). Inscrições e informações pelo Instagram @casahiphoppiracicaba.
- Dia 7 de dezembro, às 14h. Eles por elas (no Youtube): Qual é o papel do homem no combate à violência contra a mulher? Com André Luiz D'onofrio Caes, psicólogo, integrante do coletivo ViAs, facilitador de grupos reflexivos para homens e autor do livro "Masculinidade e Violência", Huyrá Estevão de Araújo, coordenador geral do NEABI-IFSP, e João Ferrari Campestrini, bacharel em direito, advogado. A live integra a programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, da Câmara Municipal de Piracicaba, conduzida pelos gabinetes do Mandato Coletivo "A Cidade É Sua!", da vereadora Silvia Morales, e da vereadora Rai de de Almeida, conforme Decreto Legislativo nº 14/2017.
- Dia 10 de dezembro, às 19h - Cine Barranco: Exibição do filme Bixa Travesty (2018), seguido de bate papo e performance de DJ com integrantes do Coletivo Transitando. Local: Centro Social Ilda de Souza. Rua Laura Fernandes Campos Ferrari, 145, Novo Horizonte. Inscrições e informações com Mayra Kristina de Camargo pelo Instagram @barrancocultural.
VÍDEOS: Fique por dentro do que acontece nas cidades da região
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!