ARTICLE AD BOX
Por trás de uma grande mulher, há sempre outra grande mulher. Só para parodiar o dito popular, porque a gente acredita mesmo que AO LADO de uma grande mulher, há sempre outras grandes mulheres. E é nesse clima que pedimos a recentes destaques da TV, como Ana Baird (a Nicole de “Um lugar ao sol”) e Gabrielle Gambine (a atriz trans que conquistou o público em “Verdades secretas 2”), assim como a personalidades de outras áreas, para indicarem às leitoras da Canal Extra nomes que elas não podem deixar de conhecer. Na seleção das nossas convidadas, tem jogadora, comunicadora, musa do carnaval... Que tal ler abaixo e aprender um pouco sobre gente inspiradora escolhida por gente que também inspira!
Autora Alessandra Poggi Foto: SERGIO ZALIS/Globo
Viagem de dois anos à floresta
Autora de "Além da ilusão", Alessandra Poggi diz que a jornalista Maria Fernanda Ribeiro (@mfaribeiro) a inspira.
A jornalista Maria Fernanda Ribeiro Foto: reprodução
“Em 2016, ela abandonou o mercado corporativo, colocou uma mochila nas costas e, munida de uma câmera e um gravador, partiu para a Amazônia com o intuito de conhecer as pessoas que habitam a nossa floresta”, conta ela, acrescentando que Maria Fernanda rodou por oito estados — só não foi ao Tocantins, entre os que compõem a Amazônia Legal: “Pegou avião, carro, barco... E essa viagem, que deveria ter durado seis meses, durou dois anos. De lá pra cá, seu objetivo é divulgar através de reportagens, crônicas e vídeos as vidas, os conflitos e os movimentos que permeiam as histórias dos povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos. Maria Fernanda mudou seu caminhar como jornalista por amor à maior floresta tropical do mundo, que é nossa: a Amazônia”.
Estreante em novelas: Gaby Amarantos diz que autoestima é maior aos 43 anos: 'Nunca me senti tão bonita e gostosa como hoje'
Fernanda Garay é uma das principais jogadoras da seleção brasileira de vôlei Foto: Instagram/reprodução
União de esporte e educação
Uma das principais jogadoras da seleção brasileira de vôlei, Fernanda Garay indica a ex-jogadora Ana Moser, que agora é presidente do Instituto Esporte & Educação (@instituto.esporteeducacao), que já atendeu seis milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 55 mil professores e educadores em todo o Brasil.
A ex-jogadora Ana Moser, que agora é presidente do Instituto Esporte & Educação (@instituto.esporteeducacao)
“Ana Moser foi muito conhecida e acompanhada dentro das quadras e agora tem como objetivo fomentar o esporte, levando-o para o maior número de crianças e adolescentes, além de ajudar na formação de professores. Realmente, é um trabalho muito sério. Ela é uma mulher admirável e um exemplo para mim não só por ter sido uma jogadora incrível, mas também pela continuidade da sua vida e seu propósito além do voleibol”.
Musa da Grande Rio: Mileide Mihaile faz preenchimento labial, aplica botox e afina o rosto após procedimentos estéticos
Sobrinha de Roberta Close, a atriz e modelo Gabrielle Gambine conquistou o Brasil no elenco de “Verdades secretas 2" Foto: Instagram/reprodução
Campanha
Sobrinha de Roberta Close, a atriz e modelo Gabrielle Gambine conquistou o Brasil no elenco de “Verdades secretas 2". Mulher trans, ela dá a dica de uma vaquinha rolando na internet.
Bianca Kalutor é uma travesti preta, artista periférica e invisibilizada Foto: Instagram/reprodução
“Indico a campanha @umchaoparabia2 que é uma chamada pública e uma iniciativa independente, que pretende conseguir fundos para ajudar Bianca Kalutor a comprar a casa própria dela. Ela é uma travesti preta, artista periférica e invisibilizada. Bia participa do coletivo LGBT do qual eu faço parte”, conta Gabrielle.
Confira também: Felipe Neto rebate críticas por ter desejado sorte a ex, Bruna Gomes, que entrou no 'Big Brother' Portugal
Atriz Ana Baird Foto: Isadora Medella
Produção na web
Ana Baird, a Nicole de “Um lugar ao sol”, chama atenção para Lorena Saavedra (@lorenacultura), sua produtora de conteúdo nas redes sociais.
Lorena Saavedra (@lorenacultura) é produtora de conteúdo nas redes sociais Foto: reprodução
“Lorena é comunicóloga, paraense, negra, produtora cultural, mãe. Além disso, é inteligente e cheia de ideias boas. Estudiosa das mídias, ela está me ensinando sobre comunicação, me ajudando a chegar ao meu público e dar voz às questões que me mobilizam agora e que tocam muitas mulheres.”
Público infantil: Totia Meireles grava participação na série ‘D.P.A. — Detetives do Prédio Azul’, que completa 10 anos no ar
Atriz Ana Hikari
Representatividade
Ana Hikari, a Vanda de “Quanto mais vida, melhor’’, indica Bruna Aiiso (@brunaaaiiso) que, assim como ela, fala sobre a representatividade asiática.
A atriz Bruna Aiiso (@brunaaaiiso) fala sobre a representatividade asiática Foto: Instagram/reprodução
“Além de ser talentosa como atriz, ela faz um trabalho maravilhoso nas redes sociais, entrevistando brasileiros asiáticos que falam de suas vivências no Brasil. Em uma das entrevistas, Danni Suzuki contou sobre como o papel que havia sido criado para ela foi interpretado por atores brancos. Já Gilberto Kido contou que foi para uma seleção e disseram a ele que “o teste é para homens não para japoneses”‘, detalha.
Atriz Roberta Rodrigues
Beldade do carnaval
A atriz Roberta Rodrigues também deixa sua indicação.
Alice Alves Foto: divulgação
“No Dia Internacional da Mulher, mais do que comemorar uma data, eu quero exaltar o poder e a força de todas nós mulheres, atrizes, donas de casa, mães, empresárias, e até beldades do carnaval, como a linda e poderosa Alice Alves (@alicealves_oficial), que é médica veterinária, decacampeã de karatê e está no time de beldades saradas do carnaval 2022. Uma mulher linda, corajosa e disciplinada, que, com todo o seu charme, prova a máxima de que lugar da mulher é onde ela quiser", afirma.
Continue lendo: Conheça BBBs que desistiram do programa como Tiago Abravanel ou foram expulsos
A velocista Verônica Hipólito foi comentarista da SporTV nas Olimpíadas de Tóquio Foto: reprodução
Luta diária
Verônica Hipólito, paratleta, medalhista olímpica e que foi uma sensação como comentarista, ano passado, na transmissão dos jogos de Tóquio, indica Ana Clara Moniz (@_anaclarabm), influenciadora que tem atrofia muscular espinhal, chamada de AME.
Ana Clara Moniz (@_anaclarabm) é influenciadora e tem atrofia muscular espinhal, chamada de AME Foto: Instagram/reprodução
"Ana Clara tem uma doença rara, é PCD (pessoa com deficiência) e da comunidade LGBTQIA+. Ela mostra o dia a dia dela com tudo o que tem direito. Uns são bons, incríveis, cheios de conquistas. E outros não são tão legais assim. Ela fala sobre a luta para conseguir o seu medicamento, um dos mais caros do mundo, sobre tratamento, reabilitação e com isso ela traz muita informação".
A influenciadora Shantal Verdelho Foto: reprodução
Militante e compositora
A influenciadora Shantal Verdelho indica Preta Ferreira (@preferreira), cantora, compositora, atriz e militante.
Preta Ferreira é cantora, compositora, atriz e militante Foto: Instagram/reprodução
"Eu conheci a Preta quando a contratei pra fazer uma live no meu Instagram e contar um pouco sobre sua história, carreira e liderança do Movimento Sem Teto do Centro (MSTC). Na sequência, ficamos amigas e pude acompanhar de perto seu trabalho. Suas músicas de composição autoral me encantaram, pois são lindas e contam sua história e de seus ancestrais com uma força e resistência. Ela é mulher forte, que já nasceu guerreira e sua maior arma é a arte.."
Remake de sucesso: Dira Paes fala sobre seu papel em ‘Pantanal’ e cita reencontros e coincidências nos bastidores
Kerline Cardoso, ex-participante do BBB 21 Foto: Agência O Globo
Voz potente
A influenciadora digital e ex-BBB Kerline Cardoso indica a cantora Larissa Azevedo (@larissaazevedo_oficial).
Larissa Azevedo é cantora Foto: Instagram/reprodução
"Larissa é uma menina com uma voz potente e que vem usando suas redes sociais para divulgar o seu trabalho. Vejo que ela está escrevendo uma história incsrível e conseguindo o apoio de famosos, como a Rafa Kalimann e o Rafinha SRQ, que presenteou ela com uma música no ano passado. Espero que cada vez mais ver mulheres ganhando espaço!", torce Kerline.
Casada há um mês: Jojo Todynho diz que só pensa em trabalho e no futuro: 'Priorizo uma vida promissora e não ficar indo a churrasco'
Exemplo de empoderamento
A influenciadora Mileide Mihaile afirma que uma mulher que a inspira muito é a dra. Michele França (@dramichelefranca).
"Quem é do Nordeste com certeza já ouviu falar dela. Uma mulher que revolucionou o mercado de beleza em Fortaleza com o Espaço Michele França, sendo um exemplo de empoderamento e empreendedorismo feminino. Empregando centenas de mulheres e ajudando outras milhares a se sentirem confiantes, eu inclusive", diz Mileide.
Sabor e saúde
A ex-modelo e Globeleza Valéria Valenssa afirma que o Dia Internacional das Mulheres é uma data de reflexão e conta sobre uma pessoa que admira.
"Nós, somos poderosas e donas de um sexto sentido inabalável, com um Q de determinação, misturado com sonhos. E quando falo disso, me vem muitas pessoas à cabeça, mulheres fortes, reais, diferentes da televisão, histórias em quadrinhos ou contos de fadas. Mas hoje eu vou falar sobre alguém que ainda não conheço a fundo, mas já admiro sua história. A musa fitness e empresária Renara Ferreira, que foi pioneira aqui no rio na criação da ‘Habitué' (@pizzashabituefit), que une sabor e saúde em forma de pizza para agrada até os paladares — e metabolismos! — mais exigentes, atendendo a qualquer tipo de dieta. Com a cara e a coragem ela começou seus negócios, aos 19 anos, com uma confecção de biquínis, e hoje com sua rede de pizzarias já tem 4 lojas no Rio de Janeiro e está chegando em todo o Brasil já já. Um grande exemplo de mulher forte, guerreira, visionária e determinada".
Influência
A influenciadora Jade Seba indica Keh Correia (@kehcorreia):
"Acho que nos dias de hoje o termo 'influência' se perdeu em meio a tantos seguidores e números. Mas a nossa profissão vai muito além. Keh de fato influencia, se posiciona no mercado de forma certeira e acho uma grande mulher no mercado digital", afirma.
E mais sugestões...
A ponteira Tifanny Abreu se inspira na própria irmã Rejane, que é empreendedora de sapatos femininos na @donadinnaoficial.
Já a atriz Suzana Pires indica o trabalho de Caroline e Amanda no @yonidaspretas. As influenciadores falam sobre menstruação.
Ana Schurmann, cantora brasileira que bombou na Europa, indicou a fotógrafa Giovanna Cury, radicada em Dubai. Por lá, ela atende brasileiros que vão conhecer o país.
Enquanto isso, a atriz de "Quanto mais vida, melhor" Carol Marra cita uma série de mulheres que a inspiram: a empresária nigeriana Abisoye Ajayi, a física Ophelia Pastrana, a atriz Jane Fonda, a educadora Cibely Racy, a modelo Gisele Bundchen e a empresária Cristina Junqueira.