ARTICLE AD BOX
Parceiro

Erikah Souza
Erikah Souza se tornou a primeira travesti formada em Matemática pela UFRJ. A cearense realizou a defesa do doutorado na tarde da última sexta-feira (19), no Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Cidade Universitária, Zona Norte do Rio.
Nascida em Fortaleza e vivida no município de Pacatuba, no Ceará, a doutora apresentou uma pesquisa inédita no campo da Matemática, unindo produção científica, experiência autobiográfica e compromisso com a justiça social. O trabalho teve como título: “Você é professora de Ma-te-má-ti-ca? Narrativa autobiográfica de uma travesti que ensina matemática: entre a resistência transfeminista e a docência”.
A tese em questão foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ, e propôs uma reflexão inovadora sobre a docência a partir da vivência de uma professora travesti, articulando educação, gênero e resistência em um campo historicamente marcado pela exclusão.
Emocionada, Erikah concedeu a conquista do título à mãe, que faleceu há cerca de 15 anos. “Ela estaria explodindo de felicidade. Eu sinto a presença dela aqui. Ela me protegeu e me deu força nessa trajetória. A coragem que eu tenho para enfrentar o mundo veio da segurança que ela me deu desde pequena, quando me protegia do preconceito”, disse.

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2025/Q/E/N1Z2UsT1CLgaG8l0CVAA/xente.png)

