Professora relata transfobia dentro de banheiro de teatro em SC - Globo

3 years ago 759
ARTICLE AD BOX

Uma jovem de 24 anos relatou ter sido vítima de transfobia dentro de um banheiro em um teatro de Blumenau, no Vale do Itajaí. Segundo Emily Jandt, que é professora de inglês, a situação ocorreu na sexta-feira (8), mas o boletim de ocorrências virtual foi feito no domingo (10).

O caso aconteceu depois que Emily assistiu uma peça no Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (Fitub). Ela estava no banheiro com uma amiga quando uma mulher entrou e disse "tem um homem no banheiro".

Após o caso ser divulgado nas redes sociais, o Fitub se solidarizou com a vítima e informou que fez contato a jovem e presta acolhimento. Já o Teatro Carlos Gomes disse que não "compactua com nenhum tipo de discriminação ou preconceito" (veja mais abaixo).

Constrangida, Emily disse que começou a sair do local. A amiga dela tentou defender a professora e disse a autora que era crime e que ela poderia chamar a polícia. Mas a mulher deixou o espaço.

"Tentei falar com ela que não tinha homem algum naquele banheiro, tinha uma travesti e aquele banheiro também era meu, assim como de qualquer outra mulher cis que usava aquele espaço", disse.

Emily explica, ainda, que esta não é a primeira vez que foi vítima de comentários transfóbicos no teatro. Ela conta que há duas semanas também foi alvo de ofensas enquanto conferia uma exposição de arte no local.

LEIA TAMBÉM:

Além do boletim de ocorrências, a jovem disse que abriu um processo pelo Disque 100 na central de Direitos Humanos.

O g1 SC procurou a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (Dpcami) nesta segunda-feira (11) para saber se o caso já é investigado. A Polícia Civil informou que iria averiguar a denúncia.

Veja a íntegra da nota do Fitub

"Informamos que o Coordenador do Fitub já realizou contato, na manhã de hoje, direto com as vítimas deste crime de transfobia ocorrido e relatado em comunicado no feed. A nossa ação efetiva neste momento é acolher a situação e acompanhar os procedimentos legais das vítimas junto das autoridades responsáveis, também se colocando à disposição destas autoridades no que for cabido a nós. Vamos também reforçar, em conjunto com o Teatro Carlos Gomes, a atenção em relação a atitudes de violência, sejam elas verbais, como neste caso, ou sejam físicas.

Para todas as pessoas da equipe de trabalho esta é sim uma situação constrangedora, pois até então era impensável que um fato de crime de transfobia pudesse ocorrer durante e nos espaços do Festival Internacional de Teatro de Universitário, que justamente busca ser um evento de acolhimento da diversidade, oportunizando maior senso crítico das pessoas em relação às diferenças, através dos debates, dos espetáculos e da vivência teatral, que a grande maioria do nosso público conhece.

Esta nota aqui publicada é sim de extrema importância para que o nosso público tenha conhecimento de que lamentavelmente um fato de crime ocorreu durante o decorrer da nossa agenda. Nos solidarizamos com todo o público LGBTQIAP+, que precisa sim de espaço e de voz e assim fazemos e faremos!

Deste momento em diante, as comunicações sobre o fato passam a ser direta da equipe do Fitub com as pessoas envolvidas no caso, podendo ser emitido novo comunicado público se necessário".

Veja a íntegra da nota do teatro

"O Teatro Carlos Gomes informa que não compactua com nenhum tipo de discriminação ou preconceito. O espaço é um local de pluralidade e aberto a todos. A busca é por sempre oferecer um ambiente seguro ao público que prestigia os eventos.

O Teatro Carlos Gomes informa que está ciente dos fatos ocorridos ontem durante a 32º Fitub - Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau e que lamenta profundamente o ocorrido.

Os fatos já estão sendo apurados e a direção e equipe, tanto do Teatro Carlos Gomes como do Fitub, estão em contato com as pessoas afetadas pelo episódio ocorrido e à disposição para auxiliar no que for preciso."

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Veja mais notícias do estado em g1 SC

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.