ARTICLE AD BOX
A peça “Vienen por Mí” está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) até 2 de março, com sessões de quarta a domingo. O solo, interpretado por Fábia Mirassos e escrito pela dramaturga chilena Claudia Rodriguez, propõe uma abordagem crítica e poética sobre a vivência travesti, unindo monólogo, stand-up, performance e poesia.

Um teatro travesti vivo e transformador
Com direção de Janaína Leite, o espetáculo convida o público a refletir sobre a construção da história travesti além dos estigmas de violência. “Falar sobre pessoas trans é quase sempre falar de violência. Esta peça é sobre uma travesti escrevendo sua história enquanto vive, e isso é tudo que importa”, afirma Fábia Mirassos.
O texto não é autobiográfico, mas atravessa as vivências da atriz, abordando as contradições e desafios de ser travesti. Segundo Fábia, o teatro pode ser uma ferramenta para tornar travestis visíveis “além dos estigmas de violência e violações”.

Reflexão, humor e crítica
A montagem minimalista aproxima o público da cena e utiliza contrastes entre o texto e as experiências pessoais da atriz. Para a diretora Janaína Leite, a proposta é trazer delicadeza às questões trans, explorando temas universais como desejo, humor e resistência. O espetáculo também inclui vozes de Renata Carvalho, Ave Terrena e Maria Léo Araruna, criando um diálogo travesti coletivo.
História e inspiração
A atriz conheceu o texto de Claudia Rodriguez durante o projeto Histórias de Nossa América, do Coletivo Labirinto. Impactada pela dramaturgia, iniciou uma troca com a autora e obteve permissão para trazer a peça ao Brasil. No Chile, Claudia atua na conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis e na escrita biográfica travesti como ferramenta política.

A dramaturgia de “Vienen por Mí” mistura gêneros textuais e reflete a experiência travesti fragmentada em corpo, história e pertencimento. “A peça é um mosaico de narrativas que ocupa um espaço de fala que nos foi negado por muito tempo”, conclui Fábia.
Serviço
- Temporada: 5 de fevereiro a 2 de março de 2025
- Horário: Quarta a sábado às 19h, domingo às 18h
- Duração: 50 minutos
- Classificação: 16 anos
- Veja os ingressos!
- Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro III
- Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro (RJ)
- Contato: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
- Acessibilidade: Todas as apresentações contarão com acessibilidade em LIBRAS, e o programa estará disponível em braille.
- Bate-papo: No dia 21 de fevereiro, após a apresentação, haverá um bate-papo com Fábia Mirassos sobre o processo criativo e a trajetória do espetáculo no Brasil.
‘Deboche – A Tragédia’ chega ao RJ misturando besteirol e cabaré
-
Assunto: *
-
Seu nome: *
-
Seu email: *
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.