ARTICLE AD BOX
Vereadora do MDB assume cargo no dia 1º de janeiro e vai comandar o Legislativo até o fim de 2024. Tieta está em seu segundo mandato.
São Joaquim da Barra, SP, tem 1ª vereadora trans na presidência da Câmara do Brasil
A vereadora Tieta Melo (MDB) foi eleita presidente da Câmara Municipal de São Joaquim da Barra (SP). A parlamentar é a primeira mulher trans do Brasil a ocupar o comando de uma Casa de Leis.
Tieta vai presidir a Câmara dos Vereadores em 2023 e 2024. Ela foi eleita presidente na última sessão ordinária, que aconteceu na terça-feira (13), e obteve sete dos 11 votos possíveis.
A vereadora Tieta Melo (MDB) vai presidir a Câmara Municipal de São Joaquim da Barra, SP, a partir de janeiro de 2023 — Foto: Sergio Oliveira/EPTV
A vereadora, que é técnica de enfermagem, está no segundo mandato. Ela foi a primeira parlamentar trans a ingressar no Legislativo municipal.
Em 2020, na última eleição municipal, eleitores brasileiros elegeram 26 transexuais e travestis como vereadoras.
O número representa um aumento de 200% em relação ao pleito de 2016, quando oito foram eleitas, de acordo com levantamento da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).
Na região de Ribeirão Preto, também se elegeram as transexuais Dandara (MDB), de Patrocínio Paulista (SP), e Anabella Pavão (PSOL), de Batatais (SP), e a travesti Lorim da Valéria (PDT), de Pontal (SP).
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!