ARTICLE AD BOX
Há mais de 20 anos morando na Itália, Isabelli Potter é uma presença forte e constante nas redes sociais, em rodas de conversa, debate e em meio a militância. Isa Potter é uma mulher trans que tem história, vivência e experiências e está prestes a começar mais um desafio em sua vida, que é participar de um reality italiano chamado “Cruzeiro Colorido”, o primeiro reality voltado para o público LGBTQIA+.
O reality que será transmitido por uma plataforma digital italiana, mas será gravado no Brasil, com participantes brasileiros e a expectativa já está bem grande. Essa idealização audaciosa promete grandes momentos de diversão, reflexão, entretenimento e muitas cores.
Isabelli conta que a oportunidade de participar surgiu a partir de um momento, em que estava participando de uma roda de conversa no “space” do Twitter e foi comunicada que as inscrições estavam abertas. Atualmente, a paraense está pré-selecionada, concorrendo por voto popular e têm recebido apoio de muitas personalidades e influenciadores digitais como Dora Figueiredo, Beni Falcone, Angélica Ramos, Mãe Carmem Virgínia e Bárbara Aires. Sendo uma voz conectada e ativa, participante de rodas de conversa e debates sobre as causas e direitos das pessoas LGBTQIA+, Isa destaca o quanto sua participação pode ser significativa para apresentar a sua personalidade nesse experimento social diário.
A influenciadora digital, a paraense Isabelli Potter, pode participar de reality italiano voltado para o público LGBTQIA+ - TV Liberal — Foto: Arquivo Pessoal
O reality é uma grande oportunidade para a engajada Isabelli. Durante o papo que teve com a TV Liberal, ela falou sobre seus objetivos. Animada e confiante de que conseguirá entrar na disputa, ressalta que além de focar no prêmio, sabe que a experiência pessoal pode ser infinitamente especial, participar de algo tão grandioso será uma chance exponencial de visibilidade. Isa tem como grande objetivo com a visibilidade do reality é: “Voltar ao Brasil com o pé esquerdo, não é com o pé direito, e a partir daí dar uma virada de chave na minha vida, até porque eu ainda faço parte do mercado informal de trabalho, assim como os 90% de pessoas trans que estão fora do mercado de trabalho formal. Outro objetivo é ganhar, claro, até porque eu também estou indo pelo dinheiro, e fazer a minha mudança de vida. Eu já venho trabalhando nas redes sociais com conteúdo há algum tempo, venho criando essa experiência e amadurecimento como uma pessoa travesti que leva informação e constantemente eu faço lives. Fomentando esses espaços seguros para falar sobre o tema e outros assuntos também, às vezes com pessoas já famosas e hoje, grande parte dessas pessoas famosas, também estão me apoiando e pedindo votos para mim”.
Tantos anos longe do Pará não apagaram as boas memórias afetivas que a influenciadora tem do estado, que é sua essência, que tem todo o seu amor e carinho, que é a sua raíz, o lugar que a fez forte e destemida e que possibilitou a abertura de suas asas para enfrentar seus desafios que a aguardavam em um futuro próximo. Isa Potter revela sentir saudades da culinária, da cultura, da música, dos lugares, das pessoas que aqui ficaram. A influenciadora destacou que apesar das muitas dificuldades que enfrentou aqui, especialmente quanto ao período de sua transição, tem pelo Pará forte conexão: “Claro, eu tive muitas situações difíceis, tristes, principalmente no começo da minha transição. O estado do Pará e a cidade de Belém precisam, como em muitos outros lugares, melhorar questões comportamentais para mulheres trans e travestis. Quando eu me apresento falando que sou de Belém, as pessoas sempre me recebem com entusiasmo e falam o bordão “Belém, Beleza!”, e eu tenho muito orgulho de carregar isso. Falar da minha terra dá um grande aperto, eu sinto saudades de tudo mesmo, sempre que eu posso tento me aproximar da nossa cultura, ainda que de tão longe, ouço as músicas, o brega, de tudo um pouco”. A militante paraense fala sempre com muito orgulho de sua origem, mas ressalta que ainda falta maior compreensão, sensibilidade e respeito da sociedade em geral para com as pessoas trans e travestis.
Isabelli Potter está pré-selecionada para reality italiano que contará com participantes LGBTQIA+ - TV Liberal — Foto: Arquivo Pessoal
Ao longo de sua vida, assim como muitas outras mulheres trans e travestis, Isa Potter passou por discriminação e rejeição, situação preocupante no mundo, mas que tem números assustadores e alarmantes no Brasil, inclusive de abandono da própria familia. Segundo a influenciadora digital, que tem em seu discurso amor e sabedoria, o tempo pode curar, ensinar e o amadurecimento que chega, reflete muito mais sobre você do que sobre os outros. Além disso, Isa compartilha muitas dores de histórias parecidas com a sua, sua sensibilidade atravessa sua empatia. Potter conta que o processo de marginalização teve o auxílio e a disseminação da mídia: “O processo de marginalização que nós vivemos durante anos, aconteceu até mesmo com o auxílio da mídia que na minha época se olhava a pessoa travesti com desrespeito, sempre associado a coisas ruins e a mídia era quem construía essa imagem maléfica da travesti, que éramos responsáveis por atos agressivos. As pessoas não tinham noção da nossa realidade, elas tinham medo e preconceito de passar até mesmo frente de uma discoteca gay. Hoje em dia, ter a visibilidade do reality vai divertir o público, mas vai trazer conhecimento e reflexão sobre muitas questões”. Isabelli, inclusive, citou a importância de ter Linn da Quebrada em um reality como o Big Brother Brasil, que é um dos maiores programas do Brasil, principalmente sobre os debates e reflexões sobre a pessoa trans e travesti, de como é vista na sociedade. Um dos momentos citados pela influenciadora foi a discussão em torno do pronome ‘ela/dela’, que resultou em significativas rodas de discussão aqui fora e também fora da bolha LGBTQIA+, foi além, em um contexto social amplo.
O início do reality está previsto para o mês de agosto de 2022 e será transmitido por uma plataforma digital italiana e os participantes irão concorrer ao prêmio de 700 mil reais. Todo apoio à filha da terra paraense! Isa Potter é bem-vinda, estamos na torcida por ela nesse reality falando de suas vivências, da nossa cultura e principalmente se divertindo muito.