Nikki Hilts, transgênero, corredora não binária, se qualifica para as Olimpíadas: 'É maior que eu'

1 year ago 213
ARTICLE AD BOX

Falta pouco mais de um mês para a maior corrida da carreira de Nikki Hilts, mas o último desempenho da corredora de meia distância foi tão importante quanto sua corrida por uma vaga na equipe olímpica dos EUA.

Hilts, um corredor de meia distância que se identifica como transgênero e não binário, se classificou para Paris em 30 de junho, último dia do Mês do Orgulho, nos 1.500 metros olímpicos dos EUA com uma corrida recorde. O jovem de 29 anos fez seu melhor tempo pessoal de 3m55s33, quebrando facilmente o recorde anterior das seletivas olímpicas de 3m58s03 estabelecido por Elle St. Pierre nas provas de atletismo dos EUA. St. Pierre terminou em terceiro no domingo e também empatou em segundo lugar na equipe dos EUA com Emily McKay.

“É maior do que eu”, disse Hiltz à NBC. “É o último dia do Mês do Orgulho e eu queria fazer este mês pela minha comunidade. Todos LGBTQ, vocês me trouxeram para casa nos últimos 100 anos. Eu só conseguia sentir amor e apoio.

Terminar nos 1.500 m resulta em um recorde nas seletivas olímpicas para Nikki Hilts! 🤯 #TrackFieldTrials24 pic.twitter.com/FlkjDZj4uh

– Olimpíadas e Paraolimpíadas da NBC (@NBCOlympics) 1º de julho de 2024

Hilts, cujo gênero foi atribuído ao sexo feminino no nascimento, escreveu uma peça para o World Runner’s World em 2021 explicaram como os esportes os ajudaram a expressar sua identidade de gênero e a encontrar termos autênticos para se descreverem.

“Sou transgênero, não me identifico com o gênero que me foi atribuído ao nascer, atualmente descrevo meu gênero como não binário e prefiro os pronomes deles/delas”, escreveram.

Hiltz tem o equipamento para provar que estará na disputa por uma medalha nas Olimpíadas, ostentando a medalha de prata no Campeonato Mundial de Atletismo, em março. Dupla medalha de ouro olímpica Faith Kipyegon é a favorita nos 1500m enquanto busca defender o título.

Antes de sua viagem para as seletivas olímpicas de 1.500 m, Hilts também estabeleceu um tempo recorde na milha feminina em julho de 2023 em 4m16s23 no Hércules, encontro da Diamond League em Mônaco.

A primeira etapa da prova feminina de 1.500 metros nas Olimpíadas começará no dia 6 de agosto, às 4h05 de segunda-feira. A semifinal será no dia 8 de agosto às 12h35 e a final no dia 10 de agosto às 13h25.

(Foto: Christian Petersen/Getty Images)

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.