Mulher transgénero pede asilo no Canadá por temer perseguições nos EUA

3 months ago 158
ARTICLE AD BOX

Mundo

O pedido foi apresentado ao Conselho de Imigração e Refugiados do Canadá, desafiando o Acordo do Terceiro País Seguro entre os dois países.

Mulher transgénero pede asilo no Canadá por temer perseguições nos EUA

Jacquelyn Martin

Uma mulher transgénero norte-americana pediu na segunda-feira asilo no Canadá, por temer perseguições nos Estados Unidos em resultado das políticas do presidente Donald Trump.

A advogada de Hannah Kreager, Yameena Ansari, revelou na segunda-feira ao jornal canadiano The Globe and Mail que a sua cliente apresentou o pedido ao Conselho de Imigração e Refugiados do Canadá.

Kreager, de 22 anos, que vive atualmente em Calgary, no Canadá, revelou ao jornal que está com medo de renovar o seu passaporte porque o que atualmente possui marca o seu género com um X.

A administração Trump eliminou a possibilidade de assinalar o género com um X, que tradicionalmente identifica pessoas transgénero e não-binárias.

"Estava muito stressada nos Estados Unidos", explicou a requerente de refúgio, citada pela agência Efe.

Um teste para o sistema de refugiados do Canadá

Este caso será um teste para o sistema de refugiados do Canadá, uma vez que Otava considera os Estados Unidos um país seguro para pessoas que temem perseguições com base no género, crença ou ideologia.

Os dois países estabeleceram esta política no chamado Acordo do Terceiro País Seguro, em vigor desde 2002 e prorrogado em 2023 para impedir a chegada irregular de refugiados dos Estados Unidos.

Organizações como a Amnistia Internacional (AI) denunciaram o acordo e instaram o Canadá a suspendê-lo.

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.