ARTICLE AD BOX
Na próxima terça-feira (20), às 21h, a TV Agência Aids transmite mais uma live com personalidades políticas que querem trabalhar com direitos humanos e diversidade.
Na semana passada Cláudia Carletto (PSDB), Val Santos (PSOL) e Paulo Teixeira (PT) foram os entrevistados. Dessa vez, as candidatas à Assembleia Legislativa de São Paulo: Renata Falzoni (PSB) e Carolina Iara (PSOL), são as convidadas para a conversa ao vivo com a jornalista e diretora da Agência Aids Roseli Tardelli.
Confira a seguir o perfil das candidatas que participarão da live:
Renata se candidata ao cargo de deputada estadual pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Ela é arquiteta; fotojornalista; videorrepórter; ciclorrepórter e ciclo ativista. Pioneira na luta pela valorização do uso da bicicleta no Brasil e defensora dos direitos dos ciclistas, é uma das fundadoras do Night Biker’s Club do Brasil, o primeiro grupo de pedal noturno do Brasil, que nasceu no ano de 1989.
Renata Falzoni trabalhou como repórter fotográfica em diferentes veículos de comunicação brasileiros, entre eles Folha de S.Paulo, Revista Isto É, Revista Playboy, Revista Placar, Revista Nova, Revista SuperHiper e outros.
Se tornou videorrepórter na década de 80 e na TV Gazeta foi videorrepórter especial do Jornal da Gazeta.
Em 95 foi consultora e videorrepórter na ESPN Brasil, onde produziu e apresentou o programa “Aventuras com Renata Falzoni”, que ficou no ar por 12 anos nos canais de tv a cabo ESPN, ESPN Brasil e ESPN HD.
Se desligou integralmente dos canais ESPN em 2013 e desde sua saída da emissora, Falzoni se dedica a ser publisher do Bike é Legal, portal voltado para a defesa da mobilidade sustentável, sobretudo da bicicleta.
Além de atuar como fotojornalista e videorrepórter, Renata também se notabilizou na cena política pela defesa da bicicleta. Em 1996 candidatou-se ao cargo de vereadora pela cidade de São Paulo e obteve 8.793 votos, a quantidade foi insuficiente para ser eleita.
Em 2020 se candidatou novamente para o mesmo cargo, embora tenha obtido 26.078 votos pelo PV (Partido Verde), Renata mais uma vez não foi eleita devido ao quociente eleitoral. Sua votação foi maior que a de 24 vereadores eleitos naquele pleito.
A cicloativista coleciona homenagens em sua carreira, no dia 7 de dezembro de 2010, foi homenageada com a Medalha de Anchieta e um Diploma de Gratidão na Câmara Municipal de São Paulo. Um reconhecimento pelos mais de 30 anos de luta em prol da bicicleta.
Ainda no mesmo ano foi homenageada, juntamente com outras personalidades do esporte, durante o festival esportivo ao ar livre Shimano Fest.
Durante as comemorações que antecederam os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007, Renata pedalou carregando a tocha Olímpica pela cidade de Campinas.
Em 24 de julho de 2016, Renata mais uma vez pedalou carregando a Tocha Olímpica, dessa vez a da Rio 2016.
Carolina Iara é co-vereadora pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em São Paulo.
Foi eleita no ano de 2020 pela Bancada Feminista do PSOL, sendo a primeira travesti a ocupar uma cadeira na casa legislativa da cidade de São Paulo, e a primeira intersexo a ocupar uma vaga legislativa no Brasil.
Além disso, Carolina Iara é a única pessoa trans no programa de pós-graduação na UFABC (Universidade Federal do ABC), instituição onde também cursa seu mestrado em Ciências Humanas e Sociais.
No ano passado ela sofreu um atentado contra a sua vida, que a mesma acredita ter ocorrido em virtude de sua militância transexual.
Carolina Iara de Oliveira é mulher negra, travesti, intersexo, servidora pública da saúde e ativista em direitos sociais e humanos.
Nestas eleições 2022, Carolina concorre a deputada estadual pelo PSOL.
Renata Falzoni, Carolina Iara e Roseli Tardelli conversam ao vivo pelo instagram oficial da Agência Aids.
Serviço
LIVE ÀS TERÇAS: Eleições 2022: candidatos que querem trabalhar com Direitos Humanos e Diversidade
Quando: Terça-feira, 20 de setembro de 2022
Horário: 21h
Para acompanhar, basta acessar os links abaixo:
TV Agência Aids: agenciaaids.com.br (na parte inferior da homepage)
Facebook : https://www.facebook.com/agenciaaids
Instagram: @agenciaaids
Youtube: https://www.youtube.com/c/AgenciaAids/videos
Fonte: Redação da Agência de Notícias da Aids