Lina do 'BBB' foi expulsa da igreja e encontrou acolhimento no candomblé - Hypeness

3 years ago 695
ARTICLE AD BOX

Linn da Quebrada é a segunda participante do BBB mais cotada para ser campeã da edição. E isso é extremamente importante: temos uma travesti negra sendo cotada para ganhar o maior reality show do Brasil. E além de tudo isso, Lina é do candomblé!

Lina e seu babalorixá Rodney William, líder do Ilê Oba Ketu Axé Omi Nlá

A cantora foi expulsa ainda jovem de uma igreja evangélica e encontrou sua espiritualidade na religião de matriz-africana.

Lina foi criada em um ambiente conservador e extremamente religioso junto dos Testemunhas de Jeová, um grupo pentecostal. Ela foi expulsa da Igreja por conta de sua identidade de gênero e sexualidade livre e não-normativa. Em uma declaração à TripTV, Lina afirmou que foi retirada da Igreja por não ser um homem.

“Respeite meu axé”

“As pessoas esperavam que eu fosse um homem feito à imagem e semelhança de Deus, até o momento em que eu como do fruto da árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau e decido eu mesma o que é bom e o que é mau (…) expulsa do Éden, desassociada, eu passo então a perambular pelo mundo, transitar, para me conhecer. Eu não acredito que ser seja uma questão inerente. Eu acredito justamente no oposto: que nós temos o livre-arbítrio para ser o que se gostaria de ser”, declarou.

– ‘Linn da Quebrada nasceu após cura do câncer’: como Lina usou ‘Bixa Travesty’ para se expressar sobre doença

Em uma postagem no Instagram, a equipe de Lina defendeu a religiosidade da cantora, que foi alvo de comentários preconceituosos dentro do programa.

“Ser uma mulher de axé é sobre ter coragem, como nos ensina Iansã e nos mostra Iemanjá com toda a sua intelectualidade. O que nos conforta é saber que dentro e fora da casa Lina é cuidada e querida pelo sagrado, pelos Orixás”, disse.

– MP denuncia mãe por iniciar filha no Candomblé; defesa aponta relação com racismo religioso

Eu respeito o seu amém, você respeita o meu axé?

Lina é uma mulher de candomblé.
Lina é uma mulher de fé, Lina é uma mulher de asè, Lina é uma mulher de candomblé! pic.twitter.com/qitJNvoNUd

— TV PAÓ (@PAOORIXA) March 1, 2022

Confira a publicação na íntegra:

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.