ARTICLE AD BOX
CONCORD, New Hampshire (AP) – Um juiz federal liberou na segunda-feira a oportunidade temporária para uma menina transexual jogar futebol no time de seu colégio enquanto ela e outro estudante contestam a proibição de New Hampshire.
As famílias de Parker Tirrell, 15, e Iris Turmel, 14, entrou com ação na sexta-feira O governador republicano Chris Sununu tentou derrubar a “Lei de Justiça nos Esportes Femininos” sancionada no mês passado. Embora Turmley não planeje jogar até dezembro, Tirrell pediu uma ordem de emergência para permitir o início dos treinos de futebol na noite de segunda-feira.
A juíza-chefe do Tribunal Distrital dos EUA, Landya McCafferty, atendeu ao pedido em poucas horas, concluindo que Tirrell havia demonstrado provável sucesso no mérito do caso. Ambos os lados têm agora 14 dias para apresentar uma audiência sobre a moção abrangente dos demandantes, que busca uma liminar que impeça o Estado de fazer cumprir a lei enquanto o caso continua.
O processo diz que a lei viola as proteções constitucionais e as leis federais porque os adolescentes estão sendo negados oportunidades educacionais iguais e discriminados por serem transgêneros.
O juiz questionou como a lei aplicável à Tyrrell protegeria as meninas da concorrência desleal, embora o estado não se opusesse às evidências de que ela sofreu quaisquer efeitos físicos após tomar um medicamento bloqueador da puberdade destinado a prevenir alterações físicas, como o crescimento muscular. lucro. McCafferty também descobriu que Tirrell provou que sofreria danos irreparáveis sem ele, o que é outro critério para ajuda emergencial.
O procurador estadual Michael DeGrandis argumentou que faltar ao treino de futebol, embora “estressante”, não atendia a esse padrão, mas o advogado das meninas discordou, dizendo que teria um “efeito estigmatizante duradouro”.
“Estamos muito satisfeitos com a ordem do juiz. É exatamente o que esperávamos, porque sabemos que esta lei é injusta e viola os direitos das meninas trans em New Hampshire”, disse Chris Erchull, advogado da GLBTQ Legal Advocates & Defenders. a audiência.
Os direitos das pessoas transexuais – e especialmente os direitos dos jovens – tornaram-se uma questão importante campo de batalha político A visibilidade trans aumentou nos últimos anos. A maioria dos estados controlados pelos republicanos proibiu cuidados de saúde que afirmem o género para menores transexuais, e muitos adotaram políticas que limitam os banheiros escolares que as pessoas trans podem usar e alguns impedem que as meninas trans possam ir até lá. Competições esportivas.