Investigação da morte de crianças coreanas, baiana de 121 anos e mãe que matou filho envenenado; veja fatos que marcaram a semana - Globo.com

3 years ago 1237
ARTICLE AD BOX

A semana que passou, entre domingo (1º) e sexta-feira (6), foi marcada por diferentes acontecimentos em Salvador e outros municípios da Bahia.

Entre os fatos listados pelo g1, estão as investigações e o sepultamento das cinco crianças coreanas encontradas mortas em Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia; a descoberta da baiana de 121 anos, que pode ser a pessoa mais velha do mundo; e a morte de uma criança de 5 anos, envenenada pela própria mãe em Ibiquera. Veja:

Trabalho análogo a escravidão

Doméstica recomeça vida após resgate de trabalho análogo à escravidão na Bahia — Foto: Reprodução/TV Bahia

Segundo a auditora fiscal do trabalho Liane Durão, a ex-patroa de Madalena deu essa justificativa em depoimento ao Ministério do Trabalho no final de março de 2022, mas a fala só foi divulgada na segunda-feira (2).

O encaminhamento ao TED aconteceu na última segunda-feira (2). Segundo a OAB-BA, desdobramentos do caso incluem acusações de que Cristiane Seixas teria envolvimento em práticas não compatíveis com o exercício da advocacia.

Baiana de 121 anos pode ser idosa mais velha do mundo

Baiana de 121 anos pode ser idosa mais velha do mundo

A idosa Maria Gomes dos Reis, de 121 anos, foi "descoberta" pela Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, após passar mal e precisar de um atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A baiana, que teve a história divulgada na terça-feira (3), pode ser a pessoa mais velha do mundo.

Segundo consta em sua certidão de nascimento, Maria Gomes dos Reis nasceu em 16 de junho de 1900, no povoado Bela Vista, em Bom Jesus da Lapa, onde mora até hoje. Acamada, a aposentada mora com a neta Célia Cristina, já que todos os filhos já morreram.

Morte de crianças coreanas

Acidente com cinco crianças ocorreu na sexta-feira na Vila dos Coreanos em Formosa do Rio Preto — Foto: TV oeste

Os corpos das cinco crianças coreanas que morreram soterradas em uma vala, em Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia, foram sepultados no domingo (1º). A cerimônia aconteceu em um cemitério particular que fica dentro da "Vila dos Coreanos", onde ocorreu o acidente.

Na terça-feira (3), o Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) abriu inquérito para investigar o caso. De acordo com o MPT, existem três linhas de investigação. A tragédia pode ter sido acidental, causada pela falta de sinalização e proteção no local da obra; por negligência, caso a sinalização e/ou área de proteção tenham sido obstruídas; ou por causa de trabalho infantil, que é considerado ilegal.

Homem baleado na cabeça em bar no Rio Vermelho, passa por cirurgia

Homem baleado na cabeça em bar no Rio Vermelho, passa por cirurgia

Um homem foi baleado, no início da manhã de quarta-feira (4), em frente a um bar no Largo de Santana, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. O policiamento foi reforçado na região após o crime. A vítima foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e na quinta-feira (5) passou por cirurgia na cabeça. O estado de saúde da vítima é considerado grave.

Câmeras de segurança do local filmaram o momento do crime. No vídeo, é possível ver o momento em quem o suspeito atira contra a vítima e em seguida foge do local. A situação causou correria na região. Segundo a Polícia Civil, suspeito foi identificado e é procurado.

Travesti baiana deportada

Keila Simpson, presidenta da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e diretora da Associação Brasileira Organizações Não Governamentais (Abong) — Foto: Reprodução/Redes Sociais

A travesti baiana Keila Simpson, presidente da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e diretora da Associação Brasileira Organizações Não Governamentais (Abong), foi impedida de desembarcar em um aeroporto do México, enquanto viajava para participar de um evento social.

A delegação que estava com Keila tentou acionar a embaixada brasileira, mas não teve sucesso porque a imigração já tinha determinado a volta dela. Keila, que também é diretora da Associação Brasileira Organizações Não Governamentais (Abong), chegou em Salvador na noite de sexta-feira (5).

Preparador físico é acusado de violência sexual

Preparador físico é acusado de violência sexual

Duas moradoras de Salvador denunciam Nuno Cobra, escritor e ex-preparador físico de atletas famosos, como Ayrton Senna, por assédio sexual. Um dos filhos dele afirma que o pai está "senil" e "perdendo a censura". O caso foi divulgado na quinta-feira (5). Segundo as mulheres, os casos aconteceram durante uma feira de negócios para empreendedores, no final de abril.

Criança autista envenenada

Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Itaberaba — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Uma mulher foi presa por envenenar e matar o próprio filho, de 5 anos, na cidade de Ibiquera, a cerca de 400 km de Salvador. Segundo a polícia, ela confessou ter cometido o crime porque o menino tinha transtorno do espectro autista, "mexia nas panelas e desarrumava a casa". O caso aconteceu no último domingo (1º), mas a polícia só ficou ciente depois de denúncia de moradores, feita na quinta-feira (5).

A vítima foi identificada como Romério Sampaio Vaz. O avô da criança, que também é suspeito de ter participado da ação, é procurado. Ao ser questionada sobre o paradeiro da criança, a mãe informou que o menino estava viajando. Ao ser questionada mais vezes, ela confessou que matou Romério com veneno para rato, contaminando a água e a comida da criança, ainda no sábado (30).

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Ouça o podcast 'Eu te explico' 🎙

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.