Grupo reivindica manutenção de atendimentos para pacientes transgênero

1 year ago 447
ARTICLE AD BOX

breadcrumb_bg_image

  • Home /
  • Cidade /
  • Grupo reivindica manutenção de atendimentos para pacientes transgênero
Grupo reivindica manutenção de atendimentos para pacientes transgênero

Adelaide Lavanini - 21 de junho de 2024


Assistidos pelo projeto “Transcender” agendam novo manifesto na Câmara

https://youtu.be/ZYoP5Em4_tg

Integrantes do projeto “Transcender” reivindicam a manutenção dos atendimentos aos pacientes transgênero em Barretos.  O grupo participou da sessão do Legislativo do dia 17 de junho e levou a demanda aos vereadores.

O suporte de saúde à comunidade trans está disponível exclusivamente na Unidade de Saúde da Família da Cecapinha, mas os pacientes temem o fim do projeto após a prefeitura romper contrato com a Fundação Pio XII. A médica de saúde da família, Amblessa Mara, idealizou o projeto após perceber que pessoas transgênero não tinham acesso aos cuidados específicos. “Busquei capacitação e me propus a ajudar com apoio da Fundação Pio XII”, disse.

Segundo ela, a iniciativa iniciou com 6 pacientes e hoje são 70 que têm somente no projeto a oportunidade do cuidado especializado. A parceria com a Fundação Pio XII oferece atendimento ambulatorial, psicológico, psiquiátrico e odontológico, além de terapias hormonais com endocrinologista. “Se não tivermos mais vínculo com a unidade de saúde, o projeto corre risco de acabar e os pacientes perderem todo o tratamento”, afirmou. Desde junho de 2022, o grupo luta pela implantação de um ambulatório médico para atendimento específico às pessoas transgênero.

Direitos

O paciente Raphael Machado cita a defesa dos direitos e tratamento humanizado às pessoas transgênero. “Temos tudo o que precisamos, não somente a terapia hormonal, mas o acesso digno à saúde que é direito de todos”, comentou. Rafael convoca integrantes do grupo e simpatizantes da causa para novo manifesto na Câmara, dia 26 de junho, na audiência pública da saúde. “Sofremos discriminações e temos um lugar adequado que não podemos perder”, comentou. O paciente Thomaz Haikel declarou que o projeto é fundamental para garantir a saúde e bem-estar. “Não temos outro local para tratamento específico, necessitamos desses cuidados mínimos que fazem a diferença em nossas vidas”, finalizou.

Prefeitura

A secretaria municipal de saúde informou que o atendimento às pessoas transgênero irá continuar, em local a definir. “O atendimento será credenciado e legalizado para integrar a política pública do município”, diz a nota.

Receba e-mails com as notícias mais lidas da semana

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.