Festival Toca na Favela mostra a força da arte e da cultura periférica de BH - O Tempo

2 years ago 481
ARTICLE AD BOX

Publicado em 08/12/22 - 12h43

Dez horas de programação gratuita voltada à arte urbana com foco na música produzida por artistas das favelas de Belo Horizonte. Esse é o tom do “Toca na Favela”, festival que acontece na capital mineira neste domingo (11), das 12h às 22h, na Praça de Corridas e Caminhadas Celso Mello de Azevedo (avenida Bernardo Vasconcelos, 39), localizada no bairro Nova Cachoeirinha, região Nordeste de BH. Os ingressos podem ser retirados na plataforma Sympla.

Os  rappers Douglas Din e MAC Júlia, o bloco de Carnaval Swing Safado, a banda Pagode Clandestino, a artista travesti Lázara dos Anjos e os DJs Poetry e Danv são algumas das atrações do festival, idealizado pelo Núcleo de Movimentação, Ocupação e Criação do Nova Cachoeirinha (Mocup-NC) em parceria com a Alakan Periférica, com o objetivo de levar a experiência de um festival para a periferia.

A cantora drag queen Azzula, que faz uma participação no show da Pagode Clandestino, é a mestre de cerimônias do festival, que também busca promover um debate sobre desigualdades, preconceito e território, demonstrando os aspectos que cercam e caracterizam as pessoas que moram nas periferias. Segundo os organizadores, o Toca na Favela “é um reforço da missão maior de desmistificar a periferia como lugar de violência, de promover a cultura da juventude negra e debater as estruturas sociais”.

“Belo Horizonte é reconhecida por sua pluralidade de ações culturais, mas precisamos falar da potência de moradores e artistas das favelas de BH e região para terem o mesmo acesso que os demais artistas não periféricos, e criar oportunidades reais para as pessoas que, geralmente, participam de eventos culturais apenas para prestar serviços, mesmo em eventos que dizem celebrar a cultura negra”, analisa Grabs, produtor e idealizador do Toca na Favela.

Confira a agenda completa do Toca na Favela:

13h - Lázara dos Anjos 

14h - Favelinha Dance 

14h50 - Douglas Din 

17h30 - Pagode Clandestino convida Azzula e ViniJoe 

19h - Mac Júlia 

20h - Grabs + Grupo Identidade 

21h20 -Swing Safado convida Teffy Angel 

DJ Poetry e DJ Danv - Residentes 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.