ARTICLE AD BOX
Em comemoração ao mês da visibilidade Trans, a Ong Mães pela diversidade e o Psol do Espírito Santo realizam, neste domingo (22), o evento TRANScendência a resistência ontem e hoje.
O evento é gratuito e contará com roda de conversa e exposição de fotos. A programação será realizada na A Oca Bistrô e Ateliê, a partir das 16h.
Janeiro tem sido o mês da visibilidade Trans desde 2004, quando em 29 de janeiro foi organizado, em Brasília, um ato nacional para o lançamento da campanha “Travesti e Respeito”.
O acontecimento foi um marco na história do movimento contra a transfobia e na luta por direitos. Assim, a data foi escolhida o Dia Nacional da Visibilidade Trans.
Quase dez anos depois, o Brasil, infelizmente, segue sendo o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo.
Um levantamento realizado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (Antra) e pelo Instituto Brasileiro Trans de Educação (IBTE) apontou que, em 2020, foram assassinadas 175 pessoas trans.
Esse é o segundo maior número de toda a série histórica, pouco abaixo dos 179 registrados em 2017, quando a transfobia ainda não era crime no Brasil, o que só aconteceu em 2019.
Já o relatório de 2021 da Transgender Europe (TGEU), que monitora dados globalmente levantados por instituições trans e LGBTQIA+, 70% de todos os assassinatos registrados aconteceram na América do Sul e Central.
Brasil, México e Estados Unidos dividem o ranking com 125, 65 e 53 mortes, respectivamente.
Eventos, entre eles o TRANScendência, que promovem a visibilidade Trans e Travesti, buscam quebrar esse padrão de violência contra as pessoas que se identificam com a transgeneridade, através de conhecimento, inclusão social e muito respeito.
Serviço
TRANScendência a resistência ontem e hoje
Dia: 22/01/2023 (domingo)
Horário: às 16h
Local: A Oca – Bistrô & Ateliê – R. do Rosário, 114 – Centro, Vitória