Eleição em BH: associações de travestis e transexuais divulgam carta de apoio à candidatura de Duda Salabert

1 year ago 221
ARTICLE AD BOX

Um grupo de institutos e associações que defendem travestis e transexuais divulgou uma carta declarando apoio à candidatura da deputada federal Duda Salabert (PDT) à Prefeitura de Belo Horizonte.

“Estamos cientes do desafio que é lançar uma candidatura para a prefeitura numa capital, não é uma tarefa banal e requer uma articulação política monumental para demonstrar para diversas instâncias partidárias - militância, correntes, direção municipal, estadual e nacional - que você é a pessoa ideal para ser indicada para representar aquele partido na disputa. A situação é ainda mais difícil quando se é uma travesti”, diz a carta.

O documento ressalta o avanço com a eleição de pessoas trans no Poder Legislativo, mas avalia que o Poder Executivo segue inacessível.

Veja mais: Duda descarta união com PT: ‘Pena que a questão da representatividade fique só no discurso’

“A política é um lugar que historicamente excluiu pessoas LGBTI+, dos quase 9 mil deputados federais já eleitos em nosso país, apenas duas são travestis, o que equivale a aproximadamente 0,02%. Apenas recentemente algumas pessoas trans começaram a se despontar como grandes nomes na política, é o caso de Duda Salabert, Erika Hilton, Erica Malunguinho, Linda Brasil, Dani Balbi e outras. Se avançamos lentamente na ocupação do legislativo, a situação do executivo parece ainda estagnada. Nunca tivemos uma pessoa trans ocupando um cargo de prefeita ou vice-prefeita em uma capital em nosso país”, diz a carta.

Duda Salabert se lançou como pré-candidata à Prefeitura de Belo Horizonte, mas vem sendo procurada por outras lideranças da esquerda para compor a chapa do deputado federal Rogério Correia (PT).

O petista já recebeu o apoio das deputadas Bella Gonçalves (PSOL) e Ana Paula Siqueira (Rede). Em evento de Rogério no último sábado (13), militantes levaram faixas pedindo que Duda participe da aliança da esquerda em BH. A deputada do PDT, no entanto, recusa abrir mão de sua candidatura e cita o bom desempenho nas pesquisas eleitorais.

“A pré-candidatura de Duda Salabert é histórica! Pela primeira vez temos uma pessoa trans se lançando para uma prefeitura de capital com viabilidade eleitoral, pontuando em todas as pesquisas entre o segundo e o terceiro lugar. Duda foi um fenômeno de votação em todas eleições que disputou até agora, em seus mandatos, se mostrou uma pessoa capaz de articular politicamente e de discutir os assuntos mais complexos. Sua atuação, sempre pautada pela defesa dos direitos humanos, pela educação e pelo meio ambiente, reflete os valores que nosso movimento também compartilha e luta para ver implementados em todas as esferas de governo”, dizem os movimentos e instituições que assinam a carta em defesa da candidatura de Duda.

Assinaram a carta a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), o Conexão Nacional de Mulheres Transexuais e Travestis de Axé (CONATT), o Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (FONATRANS), o Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT), o Instituto Brasileiro Trans de Educação (IBTE), a Rede Nacional de Pessoas Trans - Brasil (Rede Trans Brasil) e a Rede Nacional de Pessoas Trans Vivendo e Convivendo com o HIV (RNTTHP+).

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.