ARTICLE AD BOX
A professora trans Duda Salabert (PDT), foi alvo de transfobia durante a posse de seu cargo como vereadora de Belo Horizonte por parte do vereador Wesley Autoescola (PROS). Isso aconteceu quando Wesley parabenizou a professora Marli (PP), afirmando que ela foi a mulher mais votada para o cargo nas eleições da cidade, com 14.496 votos.
“Quero aproveitar este momento, até mesmo como um dos líderes da frente cristã, e dar parabéns especial à vereadora mais bem votada desta legislatura, uma professora que, realmente, deixou legado muito grande por onde ela passou e trouxe esta votação que surpreendeu muitos. Então, quero parabenizar a Professora Marli” – disse.
Duda Salabert teve o dobro de votos da Marli, totalizando 37.613, o que faz dela a vereadora mais votada. A provocação de Wesley é considerada um claro ato de transfobia, pois desconsidera o fato de Salabert ser mulher por ela ser transgênero.
Quando a vereadora trans teve a palavra em plenário, ela aproveitou para dizer que espera que a Casa não volte a aparecer nas páginas policiais dos jornais, mas não citou nomes.

“Pela primeira vez nessa cidade, uma mulher travesti, transexual é eleita. Estamos fazendo história, sendo a vereadora e professora mais votada da História desse município. Espero que essa Casa não volte a figurar nos jornais nas páginas policiais, porque transfobia é crime e um crime inafiançável”, disse a vereadora. “Espero que nenhum vereador saia dessa casa preso por racismo ou transfobia. Como cristã, como evangélica, me coloco também a serviço da bancada cristã, para gente fazer um exercício daquilo que Cristo nos ensinou, que é o respeito e o amor, e não o ódio, a intolerância e o crime”, acrescentou.
Ela decidiu não prestar queixa a polícia, dizendo que acha que o momento é oportuno para que as pessoas reflitam sobre suas falas: “É preciso usar o espaço da Câmara Municipal para a construção de políticas públicas, e não para reprodução de preconceitos” – concluiu.
Com informações de O DIA e Estadão
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.