Dirigente de confederação se demite por presença de transgênero na nataç&ati - OCP News

3 years ago 1375
ARTICLE AD BOX

O caso de uma nadadora transexual segue dando muita polêmica nos Estados Unidos. No início deste mês, Lia Thomas gerou muita repercussão pelo mundo ao quebrar recordes na universidade pela categoria feminina, mesmo já tendo disputado provas entre homens.

Agora, foi a vez de Cynthia Millen, uma oficial com 30 anos de serviços prestados à USA Swimming (Confederação Americana de Natação) pedir demissão em protesto contra a participação da atleta transgênero em competições universitárias.

Representante da Universidade da Pensilvânia, Lia tem 22 anos e competiu por três anos na equipe masculina, antes de mudar de categoria.

“Eu disse aos meus colegas oficiais que não posso mais participar de um esporte que permite aos homens biológicos competir contra as mulheres. Tudo o que é justo na natação está sendo destruído” escreveu Cynthia em uma carta à USA Swimming, conforme relatado pelo jornal Washington Times.

De acordo com as regras da National Collegiate Athletic Association (NCAA), Lia Thomas tem autorização a competir em eventos femininos, uma vez que ela completou o necessário período de um ano de tratamento de supressão de testosterona.

“Esse é um corpo masculino nadando contra o feminino, e esse corpo masculino nunca pode mudar. Esse corpo masculino sempre será um corpo masculino”, criticou Cynthia.

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.