De Donald Trump a um traficante transexual, Oscar 2025 será o mais politizado de todos os tempos, afirma BBC

7 months ago 265
ARTICLE AD BOX

A Brasil Paralelo fará um evento especial para o Oscar de 2025. O objetivo é mostrar para as pessoas o que está por trás de tanta politização no cinema. Segundo a BBC, essa será a edição do Oscar mais politizada de todas. 

Desde Donald Trump a um traficante transexual, os filmes indicados abordam questões polêmicas. Veja a lista de algumas produções que abordam assuntos conflituosos:

O Aprendiz 

Uma cinebiografia dirigida por Ali Abbasi, focada nos anos iniciais de Donald Trump como magnata imobiliário. O filme é politicamente controverso e aborda diretamente questões associadas à figura de Trump.

Emilia Pérez

Musical francês dirigido por Jacques Audiard, recebido com 13 indicações. Destaca-se por incluir Karla Sofía Gascón, a primeira mulher trans indicada a Melhor Atriz. Karla interpreta um traficante que contrata uma pessoa para fazer o seu processo de mudança de sexo. 

Ainda Estou Aqui

Drama brasileiro de Walter Salles, indicado como Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. Com Fernanda Torres indicada a Melhor Atriz, o filme aborda a Ditadura Militar, regime que até os dias de hoje gera intenso debate no país.

Wicked 

Musical que, apesar de seu tom leve, explora temas sobre poder e classe. Indicado em dez categorias, utiliza o pano de fundo do universo de 'O Mágico de Oz' para fazer críticas sociais sutis.

O Brutalista 

Dirigido por Brady Corbet, o filme é um drama sobre um arquiteto húngaro-judeu no pós-guerra, indicado em dez categorias. Aborda a história do imigrante e críticas aos denominados “super-ricos”.

Anora

Filme de Sean Baker sobre uma prostituta em Nova York. Recebeu seis indicações e destaca-se por focar na experiência de vida dos imigrantes e as disparidades sociais.

Nickel Boys

Adaptado do livro de Colson Whitehead e dirigido por RaMell Ross. Este drama critica o racismo no passado dos EUA e é elogiado por seu uso inovador de perspectiva narrativa.

Sing Sing

Produzido por Greg Kwedar, este filme indicado em várias categorias e critica a maior presença de negros nos presídios dos EUA e atribui esse dado a um “racismo institucional”.

Duna: Parte 2

Um blockbuster de ficção científica aborda temas complexos como religião e liderança, recebendo cinco indicações no Oscar.

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.