Contábil: a importância de um escritório trans-inclusivo - Contábeis

2 years ago 438
ARTICLE AD BOX

ARTIGO CONTÁBIL

Neste artigo, a especialista comenta sobre a importância das ofertas de vagas trans-inclusivas em escritórios contábeis.

17/01/2023 13:30:06

66 acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

A importância do escritório contábil trans-inclusivoFoto: Monstera/Pexels

Janeiro é o mês da Visibilidade Trans e Travesti, mês que tem o significado da resistência, visibilidade e luta pelos direitos de pessoas trans e travestis dentro da sociedade brasileira. Mas, para além dessa data, é necessário que o tema seja também pautado nas empresas ao longo do ano, considerando a realidade das pessoas não-cisgêneras no país. 

O Brasil segue no topo do ranking como o país que mais mata pessoas trans e travestis em todo o mundo. De acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) a expectativa de vida de mulheres trans e travestis negras (pretas e pardas) é de 28 anos de idade, vítimas de transfobia, travestifobia e racismo, e de mulheres trans e travestis brancas de 35 anos de idade, enquanto da população em geral, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 75 anos de idade. 

No contexto organizacional brasileiro, 90% das mulheres trans e travestis utilizam da prostituição como fonte primária de renda, pois grande parte das organizações brasileiras não as contratam por preconceito e discriminação, ainda presente na cultura das empresas. 

Portanto, diante desse cenário, cabe às empresas se posicionarem frente a realidade trans-excludente que também parte das organizações. É preciso entender a realidade das pessoas não-cisgêneras, transformar a cultura da empresa, contratar pessoas trans e travestis e garantir a permanência nas organizações. 

Eu, contadora, mulher transgênero, a primeira trans cursando doutorado em Ciências Contábeis no Brasil, venho por meio deste artigo, convidar contadores e contadoras, empresários e empresárias, a promoverem rodas de conversas com pessoas Trans e Travestis para que possam compartilhar suas experiências profissionais. 

Conheçam a TransEmpregos e cadastrem os seus escritórios de contabilidade nesse portal de fomento à diversidade nas empresas. Todo o processo é gratuito. Há materiais instrucionais sobre Diversidade, Equidade e Inclusão.

Há escritórios virtuais de contabilidade que já estão cadastrados na TransEmpregos e estão disponibilizando vagas de trabalho para pessoas não-cisgêneras. 

Atualmente, há mais de 2.000 empresas parceiras cadastradas no portal. Torne o seu escritório contábil trans-inclusivo. Um escritório que apoia, respeita, contrata e inclui pessoas Trans e Travestis. Oportunidades transformam vidas. Cultura diversa e inclusiva transforma a organização.

Grande abraço.

Juh Círico

Publicado por

Juh Círico

Juh Círico Mulher Trans, Contadora, pesquisadora e escritora Doutoranda em Ciências Contábeis Coordenadora da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande de Norte (CRC-RN) Membra da Comissão de Diversidade e Inclusão do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR) Instagram: @juhcirico TikTok: JuhhhCirico

VER COMENTÁRIOS
Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.