ARTICLE AD BOX
Colorado foi punida porque um integrante usou uma camiseta com nome de grife e começou apuração em desvantagem. Vai-Vai havia sido rebaixada em 2019, foi campeã do Acesso em 2020, e volta a cair neste ano.
Carro alegórico da Vai-Vai, à esquerda, e da Colorado do Brás, à direita, em desfiles no Carnaval de São Paulo em 2022 — Foto: Carolina Dantas/Fabio Tito/G1
As escolas Colorado do Brás e Vai-Vai foram rebaixadas para o Grupo de Acesso do carnaval de São Paulo. Empatadas com a nota 269,1, nenhuma das duas desfila pelo Grupo Especial no próximo ano.
A Vai-Vai foi a última colocada neste ano e volta ao Grupo de Acesso, do qual havia sido campeã em 2020. Homenageando os povos africanos com o enredo “Sanfoka! Volte e pegue, Vai-Vai”, a escola abriu a noite de desfiles do sábado (23).
Maior vencedora do carnaval paulistano, com 15 títulos no Grupo Especial e um no acesso, a agremiação do Bixiga teve a participação do maestro João Carlos Martins na regência da bateria neste ano.
Desfile da Vai-vai no carnaval de SP em 2022 — Foto: Marcelo Brandt/g1
Já a Colorado do Brás exaltou a escritora Carolina Maria de Jesus em um ato contra o preconceito em seu desfile deste ano.
Com uma rainha de bateria transexual, e sob o enredo "Carolina – A Cinderela Negra do Canindé", a agremiação cantou a história da ex-catadora de papelão e autora do best-seller "Quarto de despejo: diário de uma favelada".
Camila Prins, rainha de bateria LGBTQIA+ do Colorado do Brás, desfila no Anhembi nesta sexta-feira (22). — Foto: Marcelo Brandt/g1
Durante a apuração do carnaval de 2022, integrantes de todas as escolas torceram nota a nota por suas agremiações.
Após receber algumas notas baixas, os representantes da Vai-Vai se mostraram decepcionados com a leitura dos quesitos. A diretoria da agremiação saiu andando do Sambódromo no momento da leitura das últimas notas.
Integrantes da Escola de Samba Vai-Vai durante apuração dos votos do Carnaval de São Paulo 2022, realizado no Sambódromo do Anhembi em São Paulo/SP, na tarde desta terça, 26 de abril — Foto: VAN CAMPOS/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Em reunião na noite desta segunda-feira (25), a Liga Independente das Escolas de Sampa de São Paulo definiu as punições dadas às escolas de samba no carnaval de 2022.
Por conta disso, a Colorado começou a apuração em desvantagem, com 0,5 ponto a menos por um integrante ter usado uma camiseta em que aparecia a marca "Calvin Klein", o que é caracterizado como merchandising pelo regulamento (veja na imagem abaixo).
Integrante da Colorado do Brás usou camiseta que mostrava marca da 'Calvin Klein' — Foto: Arquivo pessoal
VÍDEOS: sambas-enredos do carnaval 2022 em SP
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!