ARTICLE AD BOX

O Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa – CEDAP realizou, ontem (23), mais uma edição do Encontro de Familiares de Pessoas Transgênero, com o tema “Especificidades da Infância e da Adolescência”.
A atividade, promovida pelo Serviço de Psicologia e pelo Setor de Educação em Saúde, foi coordenada pelas psicólogas Lene Lima e Renata Oliveira e contou com a participação da neuropsicóloga Samantha Nunes e da enfermeira Ranna Daniele como facilitadoras. O encontro foi marcado por momentos de escuta, acolhimento e reflexão.
A programação teve início com uma vivência de relaxamento e reflexão, que preparou o grupo para uma conversa sobre o período da infância e adolescência, suas transformações e desafios — incluindo as mudanças hormonais, os conflitos e aprendizados que marcam essa fase, bem como a disforia de gênero e a importância do autoconhecimento e da autoafirmação.
Durante a conversa, foram abordadas as realidades vividas por crianças e adolescentes com experiências de variabilidade de gênero, destacando-se a necessidade de desconstruir o binarismo de gênero, enfrentar o estigma e a discriminação no acesso ao cuidado em saúde e a promoção de um cuidado interseccional, que considere as múltiplas dimensões da identidade e da vivência de cada indivíduo.
O encontro também ressaltou a importância dos aliados na luta contra a transfobia e no fortalecimento do cuidado em saúde mental, reafirmando o compromisso do CEDAP com o acolhimento humanizado, o respeito à diversidade e a promoção da saúde integral da população trans.

