ARTICLE AD BOX
Objetivo do edital é promover a visibilidade da temática e de agentes culturais identificados como pessoas trans. Foto: Reprodução/UFMG
Como parte do calendário do Janeiro Lilás, mês temático instituído para a causa da visibilidade trans, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) lançou um edital público para artistas trans. Serão selecionados 10 projetos nas áreas de Artes Visuais, Dança, Teatro, Cinema, Literatura, Música e/ou proposta artística e cultural relacionada. Cada artista ou coletivo selecionado receberá um cachê de R$ 2.000,00, destinado para fomento e estímulo à produção artística, além do valor necessário para a produção da proposta. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 14 de fevereiro.
As propostas selecionadas serão realizadas ao longo de 2023, em meio as demais atividades da CCMQ. O edital não prevê restrição temática aos projetos, ou seja, não necessariamente precisam ser relacionados à experiência trans. Porém, a autoria das propostas deve ser, obrigatoriamente, de artistas ou coletivos com participação de pessoas trans.
De acordo com a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), o objetivo do edital é promover a visibilidade da temática e de agentes culturais identificados como pessoas trans, sensibilizar os públicos quanto à diversidade da pessoa humana, propor o debate sobre a inclusão e estimular o exercício da empatia. A iniciativa também visa combater estigmas e preconceitos em torno de identidades de gênero trans e travesti.