Artista indígena amazonense Auá Mendes grafita muro de mais de 30 metros em São Paulo - A Crítica

2 years ago 578
ARTICLE AD BOX

ARTES VISUAIS

O grafite intitulado 'Ãgawara-itá Mukatúru: As encantadas protegem' está situado na Avenida Bixiga, no Centro da capital paulista

acritica.com

online@acritica.com

28/12/2022 às 15:07.

Atualizado em 28/12/2022 às 15:13

O empena contou com a produção de Vera Nunes e sua equipe de assistentes (Foto: Divulgação e Reprodução/Instagram)

A artista visual manauara, indígena e grafiteira Auá Mendes, residente em São Paulo, é destaque na Avenida Bixiga, no Centro da capital paulista. Com mais de 30 metros, o grafite intitulado “Ãgawara-itá Mukatúru: As encantadas protegem” é uma produção carregada de atravessamentos, que busca fortalecer a sua própria existência, assim como de seu povo, seus ancestrais vivos e aqueles que “encantaram”. 

O empena contou com a produção de Vera Nunes e sua equipe de assistentes de produção, assistentes técnicos, infraestrutura, assistentes de pintura, com o artista Tioch, Mágico e Villa.

A artista conta os desafios vividos na capital paulista e a alegria em realizar a obra. “Sobreviver em São Paulo, acreditando no meu trabalho é sempre um processo de idas e vindas. Passei por diversas coisas que me enfraqueceram mas que me fortaleceram muito. Então, ser uma artista de Manaus, indígena, em um lugar completamente diferente, é ‘corre atrás de corre’, porque poucos acompanham meus processos e intimidades, apenas eu sei o que venho passando. Portanto, agradeço a todes que somaram nesse caminho e sonho ancestral, de me fazer enxergar como podemos e somos gigantes em nossas grandezas”, expressa Auá. 

O projeto é uma realização da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo com recursos financeiros do MAR - Museu de Arte de Rua, com produção da Gentilização.

Sobre a artista
Pintora, fotógrafa, modelo, graffiteira e artista digital Auá trabalha com outras linguagens artísticas, por meio de suportes bidimensionais e tridimensionais, analógicos e digitais. 

Em 2022 participou da Campanha da Natura #TransbordeAmazônia para o Rock in Rio, fez parte da Campanha da HERSHEYS sobre sororidade feminina a convite do Plano Feminino, participou da Campanha do Super G da Google Brasil sobre empregabilidade trans e travesti, fez parte da Exposição Coletiva Jaguar Parade a convite da Nike, fez parte da 7° Edição do Fábrica de Graffiti Rio Claro, assinou a coleção “Auá Mendes” para a TokStok, com peças que trazem as cores, os traços e os símbolos da fauna. Participou da edição de abertura da semana das mulheres no programa “Encontro com a Fátima”, da Rede Globo.  

Assuntos

Compartilhar

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.