ARTICLE AD BOX
Voltado ao atendimento especializado às pessoas transexuais e travestis, o Ambulatório Trans e Travesti do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró, começa a funcionar nesta segunda-feira (30). A programação de abertura vai ocorrer ao longo de toda a semana e contempla rodas de conversa, reuniões, prevenção, atendimentos e palestras. O trabalho vai ao encontro do realizado desde 2019 pela Faculdade de Enfermagem (Faen/Uern), com o Ambulatório LGBTQIA+.

O trabalho vai ao encontro do realizado desde 2019 pela Faculdade de Enfermagem (Faen/Uern), com o Ambulatório LGBTQIA+
Lauro Gabriel Bezerra Santos, diretor administrativo do Hospital, explica que o Ambulatório TT pretende ampliar os atendimentos já realizados no município e representa mais uma conquista à saúde integral às pessoas trans e travestis na região. “O movimento vem permanentemente na luta para acessar as políticas públicas e em especial, as de saúde", complementa.
Segundo a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), a estreia do espaço também traz a marca do píoneirmesmo do Estado na área, isto é, o Ambulatório LGBTQIA+ da Faen que oferece atendimento a lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queer, intersexo e assexuais, dentre outras orientações e identidades de gênero. Isso porque a equipe multidisciplinar do serviço também vai trabalhar na assistência no Hospital da Mulher.
Para esta segunda-feira, além de uma roda de conversa sobre o processo transexualizador na Unidade, a programação traz uma reunião em torno da habilitação do Ambulatório TT e cirurgias, a implantação do espaço, consultas médicas e de enfermagem, realização de testes rápidos e um momento para relatos de pessoas trans e travestis.
Nesta etapa inicial de funcionamento, fora o ambulatório, o Hospital da Mulher conta com serviços de atendimento às vítimas de violências, pré-natal de alto risco, mastologia, ultrassonografia, cardiopediatria e follow-up (cuidado do prematuro de risco após a alta hospitalar). O acesso aos serviços é regulado pela Sesap, a partir dos encaminhamentos feitos pelos municípios da região.
Confira a programação da inauguração do Ambulatório TT:
Segunda-feira - 30/01/2023
8h30 - Processo transexualizador no Hospital da Mulher: Roda de conversa e construção de quadro colaborativo
10h - Reunião sobre habilitação do Ambulatório TT e cirurgias
13h - Implantação do ambulatório TT
Atendimento a população trans e travesti: Consulta médica e de enfermagem e realização de testes rápidos
Páginas da vida: Trajetórias de pessoas trans e travestis
Terça-feira - 31/01/2023
9h30 - Terapia hormonal no processo transexualizador (Dr. Lucas Eduardo- Médico de Família e Comunidade e Residente em Ginecologia e Obstetrícia/UERN).
14h - Acolhimento às pessoas LGBTI+ (Pablo Carvalho e Janaine Oliveira - Enfermeira Obstetra/HMPMC).
Quarta-feira - 01/02/2023
13h30 - Aconselhamento e abordagem social na saúde sexual e reprodutiva (Valéria Samantha- Assistente Social/HRF).
15h30 - Prevenção combinada às ISTs (Dra. Mirna Gurjão - Infectologista/HRF)
Quinta-feira - 02/02/2023
9h - Alimentação e mudanças metabólicas em pessoas trans em terapia hormonal (Ísis Góis - Nutricionista, mulher trans)
14h - Acompanhamento e intervenções não farmacológicas nas mudanças corporais do processo transexualizador (Nataliane Fernandes - Fisioterapeuta/HRTM, Matheus Madson HMPMC)
Sexta-feira - 03/02/2023
8h - Apresentação dos instrumentos e POPs do ambulatório TT e lançamento dos materiais autoinstrucionais.