ARTICLE AD BOX
O cargo de presidente de uma comissão da OAB foi muito mais do que uma "promoção" para Vitor Dell'Orti. Com 32 anos, o advogado é um homem transexual, que nasceu em Mairinque, no interior de São Paulo, e iniciou sua transição aos 27 anos.
Desde muito novo, sempre lutou pelos direitos da comunidade LGBTQIA+ e, em fevereiro de 2022, passou a presidiar a comissão da Diversidade Sexual, de Gênero e de Raças da 188° subseção da OAB/SP de Votorantim, cidade onde mora atualmente com a esposa e os filhos.
"Desde que iniciei a transição de gênero minha vida mudou radicalmente e, infelizmente, fui protagonista de uma série de episódios de preconceito, principalmente por ainda não ter realizado a cirurgia de mastectomia masculinizadora", conta.
No entanto, Vitor não desistiu e resolveu usar sua vivência para inspirar outras pessoas. Se tornou advogado e, em 2018, depois de uma decisão judicial, pôde tirar a carteira da OAB com seu nome social e enfatizar ainda mais sua luta contra o preconceito.
Ao assumir a presidência da comissão após o convite do vice-presidente da OAB de Votorantim, Eduardo Munhoz, o advogado passou a se dedicar ainda mais à causa LGBTQIA+ e organizar palestras e outras ações de conscientização.
Em julho de 2022, ele ministrou uma palestra para advogados da OAB sobre a sigla LGBTQIA+ e o correto atendimento à população trans e travesti nos escritórios de advocacia.
Desde então, os convites se tornaram mais frequentes e, além de palestras, trabalhos de assessoria e treinamentos para funcionários em organizações também começaram a aparecer. Nesta segunda-feira (24), Vitor participa de uma palestra para funcionários da Prefeitura de Votorantim sobre conceitos básicos da orientação sexual, identidade de gênero e outros temas.
"Além disso, o objetivo é explicar a eles sobre o decreto municipal assinado no primeiro semestre deste ano pela prefeita Fabíola Alves, no qual é reconhecida a identidade de gênero e o uso do nome social no âmbito da administração pública municipal", diz.
Além de trabalhos informativos, a comissão presidida por Vitor também realiza trabalhos como a orientação da população, envio de ofícios institucionais para soluções administrativas, como, por exemplo, a inclusão do nome social em formulários de identificação entre moradores e a Defensoria Pública e a própria OAB.
Advogado Vitor e a esposa Gabriela — Foto: Arquivo Pessoal
Vitor se mudou de Mairinque para Votorantim em 2020 e, desde então, vive com a família na cidade. No ano seguinte, em 2021, abriu o próprio escritório de advocacia na cidade junto da esposa Gabriela Lellis, que também é advogada.
"Foi com ela que eu aprendi o real sentido de ser advogado, que é transformar vidas. O apoio da minha esposa é fundamental para que eu continue na direção certa. Na vida nós precisamos de pessoas boas e que também acreditem em nós", diz.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí