ARTICLE AD BOX
Leah Veras Teixeira Roldan nasceu com o sexo biológico masculino, mas aos 13 anos, em 2019, compreendeu que se identificava com o gênero feminino. Desde então, ela recebeu o apoio da mãe.
Adolescente trans ganhou na justiça o direito de mudar seu nome e gênero nos documentos, no CE. — Foto: Defensoria Pública/Divulgação
A adolescente transexual Leah Veras Teixeira Roldan, de 15 anos, ganhou na Justiça do Ceará o direito de mudar seu nome e gênero nos documentos. A decisão judicial aconteceu após a mãe da adolescente ser orientada pelo coletivo Mães da Resistência, que apoia famílias cujos membros descubram-se pessoas trans, a procurar a Defensoria Pública do Ceará para buscar a alteração. A solicitação aconteceu em outubro.
Leah nasceu com o sexo biológico masculino, mas aos 13 anos, em 2019, compreendeu que se identificava com o gênero feminino. Desde então, ela recebeu o apoio da mãe e poderá solicitar, nos próximos dias, uma nova documentação no cartório. "Quero que o mundo inteiro saiba", disse Leah, feliz com a notícia.
LEIA TAMBÉM:
O defensor público Adriano Leitinho, atuante na 3ª Vara da Infância e da Juventude de Fortaleza, afirma que dar voz e vez a crianças e adolescentes é função dos defensores públicos, e que foi isso que aconteceu com Leah.
"Assim como os adultos, a criança e o adolescente também têm o direito de ver sua dignidade respeitada, o que enseja o respeito à sua personalidade. Por isso, muito importante a vitória de Leah na justiça, alterando seu nome na certidão de nascimento e, por consequência, nos demais documentos, pois traz de volta a sua dignidade humana", destaca.
Lara Mendes Magalhães Torres, de 16 anos, e os pais; todos moradores de Fortaleza. — Foto: DPCE/Reprodução
Lara informou à família sobre a não conformidade com o gênero designado no nascimento. Em junho deste ano, acompanhada dos pais, ela ingressou com ação de retificação do registro civil, a primeira feita pelo Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC) da Defensoria Pública Geral do estado.
Pessoas trans têm direito de usar o nome social em universidades do Cariri
Assista às notícias do Ceará no g1 em 1 Minuto:
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!