Acusado de matar maquiadora transexual vai a júri popular em Ribeirão Preto, SP - Globo

3 years ago 944
ARTICLE AD BOX

José Martins Ayres Júnior, de 55 anos, responde por homicídio qualificado por motivo torpe, recurso que dificultou a defesa da vítima e asfixia. Alice Garrefa foi encontrada morta no Rio Piracicaba em agosto de 2020.

Corretor de seguros apontado como principal suspeito de morte de maquiadora trans vai a júri popular — Foto: Alexandre Sá/EPTV

O corretor de seguros José Martins Ayres Júnior, de 55 anos, acusado de matar a maquiadora transexual Alice Garrefa em agosto de 2020, vai a júri popular nesta quinta-feira (5) no Fórum de Ribeirão Preto (SP). O julgamento está marcado para começar às 13h15.

Ayres Júnior responde por homicídio qualificado por motivo torpe, recurso que dificultou a defesa da vítima e asfixia. Ele está preso desde o dia 21 de agosto de 2020, quando foi abordado por policiais em São Paulo (SP), e está na Centro de Detenção Provisória (CDP) de Ribeirão Preto.

A advogada Stefany Ohana Cardoso dos Santos Casalicchio, que defende o corretor, disse que a defesa está munida de teses para comprovar a absolvição de Ayres Júnior. Segundo ela, não há prova robusta de que o réu seja o autor do crime.

Ao longo do julgamento, 11 testemunhas, entre defesa e acusação, devem ser ouvidas. O corpo inicial de jurados é composto por 25 pessoas, mas somente sete vão decidir pela condenação ou absolvição do réu. O grupo vai ser definido por sorteio.

A transexual Alice Garrefa, morta em 2020 — Foto: Arquivo pessoal

Alice Garrefa , que tinha 25 anos na época, foi encontrada morta no Rio Piracicaba, na região de Campinas (SP), no dia 10 de agosto.

Alice morava em Sertãozinho (SP). No entanto, quando desapareceu, ela passava alguns dias na casa de um amigo, no Centro de Ribeirão Preto.

A jovem havia sido vista pela última fez uma semana antes de ser encontrada no rio, no dia 3, após deixar um motel na Avenida do Bananal, zona Leste da cidade.

O corretor disse à polícia que manteve um relacionamento com a maquiadora entre agosto e dezembro de 2019, quando Alice morou em Florianópolis (SC).

Ele disse ao delegado responsável pelo caso que conheceu a jovem em um ponto de prostituição na capital catarinense e, depois de um tempo, a maquiadora passou a viver na casa dele.

Nesse período, devido a compra de mercadorias, Alice passou a dever para Ayres Júnior, na versão dele à polícia.

Em dezembro de 2019, o casal rompeu o relacionamento e Alice, que disse a uma amiga que a relação era abusiva, mudou-se de Florianópolis para São Paulo (SP). Em seguida, retornou a Ribeirão Preto.

Corretor de seguros é acusado de matar trans em Ribeirão Preto — Foto: Alexandre Sá/EPTV

De acordo com as investigações, a maquiadora passou a ser ameaçada de morte pelo réu por meio de mensagens no celular em virtude da cobrança da dívida de R$ 5 mil.

A polícia apurou que Ayres Júnior contratou um colega por R$ 500 para marcar um encontro falso com Alice em um motel na zona Leste de Ribeirão Preto, no intuito de o réu aparecer no local e cobrar a maquiadora pela dívida. Foi neste dia que a jovem foi vista viva pela última vez.

Em depoimento, Ayres Júnior disse que levou Alice até um hotel próximo à rodoviária de Ribeirão, no Centro, e voltou para Florianópolis, mas a polícia informou, na época, que a informação era falsa.

Com base em imagens de câmeras de segurança e outros documentos, a Polícia Civil apurou que o carro do corretor seguiu viagem em direção à região de Campinas e passou pelas rodovias na região de Americana (SP), onde o corpo de Alice foi encontrado.

Maquiadora transexual Alice Garrefa, de Sertãozinho (SP), foi encontrada morta no Rio Piracicaba — Foto: EPTV/Reprodução

VÍDEOS: Tudo sobre a região de Ribeirão Preto

Newsletter G1Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.